Por Plox
20/05/2022 12h15 - Atualizado há cerca de 1 mêsA previsão do tempo anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias em Brasília é de muito frio. Com mínima de 1,4ºC, a capital registrou nesta quinta-feira (19/5) o dia mais frio da história. Essa onda gelada nos acende um alerta para alguns cuidados que devemos ter com a pele.
O Correio conversou com o dermatologista Erasmo Tokarski que explicou como o clima frio afeta a pele e os lábios e deu algumas dicas de cuidados que devemos tomar para amenizar os efeitos do frio.
O médico explica que, com as temperaturas mais frias, a transpiração corporal diminui e, consequentemente, as peles do corpo e do rosto ficam mais seca, sendo necessária uma hidratação mais potencializada.
"Alguns dos sintomas gerados pela falta de hidratação corporal são descamação, feridas, ardência e vermelhidão. Os lábios sofrem um pouco mais, por serem mais sensíveis. Por esta razão, a proteção e os cuidados com essa parte do corpo devem ser redobrados para prevenir esse tipo de situação", aponta Tokarski.
O especialista ressalta que, no clima frio, também é comum que o banho seja mais quente, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa e, por consequência, o ressecamento.