Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Especialista dá dicas de como cuidar da pele neste período de frio

    Com a baixa temperatura, a pele do corpo e do rosto ficam mais secas, sendo necessários alguns cuidados especiais que podem ser feitos em casa

    Por Plox

    20/05/2022 12h15 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A previsão do tempo anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias em Brasília é de muito frio. Com mínima de 1,4ºC, a capital registrou nesta quinta-feira (19/5) o dia mais frio da história. Essa onda gelada nos acende um alerta para alguns cuidados que devemos ter com a pele.

     

     

     (crédito:  silviarita/ Pixabay)

    O Correio conversou com o dermatologista Erasmo Tokarski que explicou como o clima frio afeta a pele e os lábios e deu algumas dicas de cuidados que devemos tomar para amenizar os efeitos do frio.
     

    O médico explica que, com as temperaturas mais frias, a transpiração corporal diminui e, consequentemente, as peles do corpo e do rosto ficam mais seca, sendo necessária uma hidratação mais potencializada.

    "Alguns dos sintomas gerados pela falta de hidratação corporal são descamação, feridas, ardência e vermelhidão. Os lábios sofrem um pouco mais, por serem mais sensíveis. Por esta razão, a proteção e os cuidados com essa parte do corpo devem ser redobrados para prevenir esse tipo de situação", aponta Tokarski.

    O especialista ressalta que, no clima frio, também é comum que o banho seja mais quente, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa e, por consequência, o ressecamento.

     

    Confira as dicas Erasmo Tokarski para cuidar da beleza no frio:
     

     

    O uso de cremes é essencial na rotina de cuidados com a peleAdoreBeautyNZ/Pixabay

     

     

     

     

    • Hidratação: É indispensável frisar a importância da hidratação, pois é isso que vai evitar que a pele fique ressecada e descamando durante o período de frio. O ideal é escolher um hidratante indicado para o seu tipo de pele e usá-lo duas vezes ao dia ou logo após a lavagem do corpo e do rosto;
    • Banhos mornos: Com as temperaturas mais baixas, a tendência é tomar banhos mais demorados e com a água mais quente. Contudo, essa prática favorece a perda de água pela pele e pode fazê-la ficar mais ressecada. O ideal é que a água seja fria ou, no máximo, morna.
       
    • Cuidados com os lábios: Os lábios por terem uma pele mais fina, geralmente, são os primeiros a manifestarem o ressecamento. Para evitar descamação fina e solta na boca é importante utilizar um hidratante labial durante o inverno.
    • Beba água: É imprescindível a ingestão de água para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo.
    Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/05/5008993-confira-dicas-para-cuidar-do-corpo-e-da-pele-durante-o-frio.html
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]