TRF-6 fixa em R$ 39 milhões multa à CSN por demora em cortar participação na Usiminas
Tribunal considerou 391 dias de descumprimento do prazo para baixar fatia abaixo de 5%, em medidas acompanhadas pelo Cade; processo está em sigilo.
A Polícia Civil de Minas Gerais avançou, nesta semana, em mais uma etapa da operação “Registro Oculto”, voltada a apurar um suposto esquema milionário de fraudes na transferência de veículos em Ipatinga e em outras cidades do Vale do Aço. Nesta fase, quatro despachantes documentalistas foram presos, suspeitos de participação em irregularidades que, segundo a investigação, envolveram mais de 200 procedimentos ligados a automóveis.
Delegado Dr.Augusto Luis Frade Drumond - Polícia Civil.
De acordo com as apurações, o grupo recorria a documentos falsos, a acessos indevidos a sistemas vinculados ao Detran-MG e à inserção de informações fraudulentas para viabilizar mudanças de propriedade sem cumprir a vistoria obrigatória prevista na legislação de trânsito. A polícia também apontou a emissão irregular de segunda via de documentos e a realização de regularizações sem a conferência física dos veículos.
As investigações identificaram ainda transferências registradas em nome de pessoas já falecidas, além da utilização de terceiros para dificultar a identificação de quem se beneficiaria do esquema. Ao todo, 16 pessoas foram indiciadas por crimes como associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva e inserção de dados falsos em sistemas de informação.
A Polícia Civil informou que o procedimento investigativo reúne 19 volumes e soma mais de 7 mil páginas. No cumprimento dos mandados, foram apreendidos computadores, celulares, documentos de veículos, recibos de compra e venda, comprovantes bancários e outros itens, que passarão por análise ao longo da investigação.
O trabalho é conduzido pelo 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga e, segundo a corporação, se conecta a outras apurações sobre suspeitas de fraude no sistema de trânsito local. Entre elas está a operação “Ponto Final”, deflagrada em 2023, que investigou irregularidades na Ciretran de Ipatinga e possíveis participações de despachantes e servidores públicos.
Para apresentar o andamento do caso e esclarecer novos pontos da operação, a Polícia Civil marcou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (20), na sede do 12º Departamento, no bairro Cariru, em Ipatinga. Participaram o delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira e o delegado Augusto Luís Frade Drumond.
Delegado-geral Dr. Gilmaro Ferreira - Polícia Civil.

A Polícia Civil identificou mais de 200 operações irregulares envolvendo veículos.
Foto: Stella Dutra / Plox Brasil.