Ipatinga

famosos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Show de Johnny Hooker é cancelado em Itabira em meio a protestos contra cantor

    Fundação que organizou o Festival esclarece que o distrato se deu em comum acordo com a produção do artista

    Por Plox

    20/06/2022 14h48 - Atualizado há 15 dias

    O show do cantor pernambucano Johnny Hooker foi cancelado na programação do 48º Festival de Inverno de Itabira, na região Central de Minas. O motivo do cancelamento não foi esclarecido na nota da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), organizadora do evento, mas ocorreu em meio a pressão de parte da população da cidade contra a apresentação do artista.

    A reportagem procurou a equipe do artista no domingo (19) e, nesta segunda-feira (20), ele se pronunciou esclarecendo que o show foi cancelado porque ele precisará estender sua estadia na Europa, onde atualmente faz uma turnê. “A produção do Festival de Inverno foi maravilhosa e fez de tudo para que o show acontecesse”, escreveu, no Twitter.

    Um abaixo-assinado online contra a apresentação do músico, que é gay, afirma que ela “fere todos os princípios da família cristã itabirana”. O show estava programado para o dia 9 de julho.

     

    Johnny Hooker venceu o 26º Prêmio da Música Brasileira e foi comparado com Ney Matogrosso

     

    Na nota em que anunciou o cancelamento, a FCCDA declarou que a decisão pelo cancelamento foi tomada “em comum acordo com a produção do artista”. A fundação foi procurada pela reportagem, porém não atendeu até a finalização desta matéria.

     

     

     

    O abaixo-assinado contra o show teve 1.097 assinaturas até a noite deste domingo (19). Ele cita que os shows de Hooker feririam o Estatuto da Criança e do Adolescente, porque não seriam adequados para essa faixa etária. O texto não diz, entretanto, o que seria contraindicado na apresentação do cantor.

    Em comentários nas redes sociais, pessoas contrárias ao show lembraram uma fala de 2018, quando, durante um show, o artista disse que “Jesus é travesti”. A declaração foi feita, na época, em protesto contra o ataques à peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, protagonizado por uma atriz travesti no papel de Jesus. 

     

     

    Por outro lado, mais um abaixo-assinado foi aberto neste domingo, desta vez pedindo o retorno do show, com 716 assinaturas até esta noite. "Itabira resiste à minoria que não nos representa, que dissemina discurso de ódio e preconceito na nossa cidade! Somos uma cidade progressista e não nos calaremos! A arte é livre. Queremos de volta Johnny Hooker na programação do Festival de Inverno!", diz o texto. 

    No fim da manhã desta segunda (20/6), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade enviou uma nota para explicar o ocorrido:

    "A respeito do cancelamento do show de Johnny Hooker no 48º Festival de Inverno de Itabira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) esclarece que o distrato se deu em comum acordo com a produção do artista. E foi motivada por um problema de agenda do cantor, que precisou estender a turnê que faz atualmente na Europa. 

     

     

    A princípio, Johnny Hooker se apresentaria em Itabira no dia 9 de julho. Depois de ser comunicada pela produção de que o cantor voltaria da Europa no dia 16, a FCCDA sugeriu de reagendar a apresentação no dia 17, data de encerramento do Festival. O entendimento, porém, foi de que ficaria inviável para o artista cumprir a agenda em Itabira. 

    Vale frisar que o destrato não acarreta em nenhum ônus para nenhuma das partes, já que o contrato ainda não havia sido assinado. O que havia sido formalizado era apenas um pré-agendamento com a produção do artista. 

    A FCCDA reafirma seu respeito ao trabalho de Johnny Hooker, um dos expoentes da nova geração da Música Popular Brasileira (MPB). Ao mesmo tempo, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade se posiciona sempre favorável às diversas manifestações culturais, repudia todas as declarações de cunho preconceituoso e compreende que o Festival de Inverno deve ser, necessariamente, plural e abrangente."

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/show-de-johnny-hooker-e-cancelado-em-itabira-em-meio-a-protestos-contra-cantor-1.2686026
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]