Prefeitura de Ipatinga lança a Bolsa-Atleta Municipal

Benefício irá atender atletas ipatinguenses em diversas modalidades individuais

Por Plox

20/12/2023 08h51 - Atualizado há 4 meses

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, sancionou nessa segunda-feira (18), por meio de publicação no Diário Oficial, a Lei nº 4.788/2023, de sua autoria, que institui a Bolsa-Atleta Municipal. 

 

A iniciativa se destina à promoção de projetos desportivos no ambiente escolar e à valorização dos atletas e paratletas amadores que representam o município em competições locais, estaduais, nacionais ou internacionais. Serão contemplados atletas amadores, que poderão garantir um benefício financeiro mensal de até R$ 600. Do total de vagas, 10% serão destinadas aos paratletas.

 

O benefício será concedido pelo Executivo durante seis meses, com possibilidade de renovação por igual período, conforme a necessidade do esportista e a duração do evento para o qual esteja se preparando ou participando. Serão três tipos de categorias: estudantil, individual e técnica, sendo que cada uma delas terá critérios específicos para a obtenção do benefício concedido por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

 

Segundo  o prefeito Gustavo Nunes, a Bolsa-Atleta é um benefício importante como suporte para custear as despesas esportivas no decorrer do ano. “Os recursos financeiros recebidos serão utilizados exclusivamente para despesas com inscrições, materiais, educação, alimentação, saúde, transporte, hospedagem, participação em eventos desportivos e despesas outras congêneres. Os beneficiários prestarão contas, na forma e nos prazos fixados em regulamento. Esse ano eu recebi inúmeros atletas ipatinguenses que não medem esforços e representam o nosso município em Minas, no Brasil e internacionalmente”, assinalou.

Foto:Divulgação/PMI

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, a bolsa tem o propósito de atender diversas modalidades individuais. “As modalidades individuais que estão sendo contempladas complementam o leque de incentivos esportivos, uma vez que para o atendimento coletivo a Prefeitura de Ipatinga já faz o aporte financeiro a duas entidades, a LDI - Liga de Desportos de Ipatinga e a Liespe – Liga de Esportes Especializados, que com recursos públicos fomentam o futebol amador em todas as suas categorias e as equipes de outras modalidades”, enumerou.

 

Ainda em relação à Bolsa-Atleta, em 2024 haverá o chamamento público para apreciação dos currículos e critérios para preenchimento das vagas, com avaliação por uma comissão própria. 

 

Destaques