Jovem britânica contrai micose após compartilhar pincéis de maquiagem
Após dois dias, ela recebeu o diagnóstico de micose, mais especificamente tinea corporal, causada pelos fungos Trichophyton ou Microsporum.
Por Plox
21/04/2023 22h07 - Atualizado há quase 2 anos
Louaira Dela Cruz, uma jovem britânica de 22 anos, tornou-se um fenômeno no TikTok após compartilhar sua experiência com micose, uma infecção fúngica, que ela contraiu após emprestar seus pincéis de maquiagem a amigos e não higienizá-los corretamente.
Sintomas e diagnóstico
Dela Cruz relatou em um vídeo que sua pele estava inflamada e que não sabia a causa da irritação. Inicialmente, apresentou duas erupções cutâneas avermelhadas no queixo, que pareciam marcas de queimadura. Após dois dias, ela recebeu o diagnóstico de micose, mais especificamente tinea corporal, causada pelos fungos Trichophyton ou Microsporum.
"Eu sei que compartilhar é cuidar, mas é melhor você acreditar que não vou deixar ninguém tocar em meus pincéis ou esponjas de maquiagem nunca mais, porque isso é micose", afirmou a jovem em um dos vídeos.
O que é a micose?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a micose "é chamada assim porque pode causar uma erupção cutânea circular (em forma de anel) que geralmente é vermelha e coça". No caso de Dela Cruz, as erupções se espalharam pelo rosto, provavelmente devido ao tempo de espera pelo diagnóstico.
Tratamento e recuperação
Após o diagnóstico, Dela Cruz iniciou tratamentos frequentes com cremes antifúngicos. Atualmente, sua pele está em processo de recuperação. "Espero que o pior tenha passado e, agora, apenas curando", relatou.
Alerta para cuidados com a higiene dos pincéis de maquiagem
O caso de Louaira Dela Cruz serve como um importante lembrete para a higienização correta dos itens de maquiagem. Comentários em seus vídeos demonstram o impacto de seu relato, como um usuário que escreveu: "Vou limpar minha esponja e pincéis que não limpo há mais de um ano amanhã". Outro seguidor comentou ter um "novo medo desbloqueado" após assistir aos vídeos de Dela Cruz.