Publicidade

Brasil está 'cada vez mais próximo da curva verdadeira’, diz Saúde

21/05/2020 22:43

Eduardo Macário, diretor do Departamento de Análise em Saúde, afirma que 72% dos exames RT-PCR para covid-19 já foram processados no país

Publicidade

"Estamos cada vez mais próximos de uma curva verdadeira do número de casos que têm ocorrido no Brasil". A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância, Eduardo Macário, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (21), no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Dos 585.307 exames moleculares (RT-PCR) solicitados, de acordo com o Ministério da Saúde, 423.438 já foram analisados —cerca de 72% do total. "Estamos reduzindo a subnotificação e, com isso, auxiliando a tomada de decisões, reforçando a capacidade de resposta dos estados", disse. 

Em alguns estados, segundo Macário, "quase 100% da capacidade de amostras" foram processadas. "Boa parte dessas investigações estão sendo concluídas com esse aumento da capacidade laboratorial do Brasil. O número é cada vez mais crescente de resultados concluídos, de amostras processadas", completou. 

Governo federal atualizou informações sobre a pandemia no Brasil Maxim Shemetov / Reuters - 24.4.2020

 

Ao todo, já foram distribuídos 3.087.184 exames moleculares para os LACEN (Laboratórios Centrais de Saúde Pública), sendo que 2.663.746 ainda estão em estoque, de acordo com dados do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial. 

No entanto, até o momento, a pasta não divulgou um balanço com a quantidade de testes rápidos realizados no país, embora eles tenham sido distribuídos em maior quantidade para os estados (4,7 milhões de unidades). A ampliação dos exames no SUS (Sistema Único de Saúde) deve ocorrer em junho, julho e agosto, com 13 milhões de RT-PCR e 8 milhões de testes sorológicos.

Fonte: https://noticias.r7.com/saude/brasil-esta-cada-vez-mais-proximo-da-curva-verdadeira-diz-saude-21052020


Publicidade