Leninha sobe o tom contra Simões e diz que governador “apanha porque merece”

Deputada do PT afirma não ver ruptura com a gestão anterior, questiona o programa Governo Presente e cita avaliação de medidas legais sobre possível uso da máquina pública.

21/05/2026 às 16:49 por Redação Plox

A deputada estadual Leninha (PT), 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, elevou o tom contra o governador Mateus Simões (PSD) e afirmou que as críticas recebidas por ele são resultado da condução do governo.

Em entrevista ao Café com Política, de O TEMPO, a parlamentar disse que Simões

“apanha porque merece”
e acusou o chefe do Executivo mineiro de
“falar muito e fazer pouco”.

A crítica ocorre menos de dois meses

A crítica ocorre menos de dois meses depois de Simões assumir o Governo de Minas, em 22 de março, após a saída de Romeu Zema (Novo).

Para Leninha, a nova gestão não apresentou uma ruptura em relação ao governo anterior e segue usando o PT como alvo político em vez de apresentar entregas consideradas relevantes para o estado.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). (

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). (

Foto: Assessoria Vice-governador/GIL LEONARDI)


Governo Presente

A parlamentar também questionou o programa Governo Presente, principal agenda de Simões desde a posse.

A iniciativa prevê a transferência provisória da capital mineira para cidades do interior e, segundo o Governo de Minas, busca aproximar a administração estadual das regiões.

Leninha, no entanto, afirmou que as ações anunciadas até agora não têm peso suficiente para justificar o movimento e citou medidas que, na avaliação dela, poderiam ser viabilizadas por emendas parlamentares.

possíveis medidas legais

A deputada disse ainda que há uma avaliação sobre possíveis medidas legais para discutir se a agenda do governo pode configurar uso da máquina pública em favor da pré-candidatura de Simões à sucessão estadual.

A declaração foi feita em tom de crítica política; no trecho da entrevista divulgado, não houve detalhamento sobre eventual ação já protocolada.

cenário de 2026 em Minas

Apesar das críticas, Leninha reconheceu que Simões aparece hoje com uma pré-candidatura mais organizada dentro do cenário de 2026 em Minas.

Para ela, essa exposição antecipada também aumenta o desgaste do governador, especialmente em temas como saúde, educação, segurança pública e recomposição de perdas salariais das forças de segurança.

Na área da educação

Na área da educação, a parlamentar também se posicionou contra o avanço de propostas como escolas cívico-militares e criticou mudanças na gestão escolar.

Segundo Leninha, o debate deveria priorizar investimentos na rede pública e a participação das comunidades escolares nas decisões.

O governo, por sua vez, tem apresentado o Governo Presente como uma estratégia de descentralização e presença administrativa nas regiões mineiras.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a