Austrália: Brisbane sediará as Olimpíadas de 2032
Cidade terá jogos, depois de Paris 2024 e Los Angeles 2028. Decisão foi divulgada nesta quarta-feira, em Tóquio
Por Plox
21/07/2021 09h27 - Atualizado há mais de 3 anos
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira (21), que Brisbane - capital de Queensland, na Austrália - será palco das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2032. A votação ocorreu em Tóquio. Assim, a cidade australiana será sede dos jogos, depois de Paris 2024 e Los Angeles 2028.
De acordo com o COI, Brisbane era a única concorrente. Mesmo assim, dos 80 votos possíveis, a cidade recebeu 72 votos, o que confirmou a vaga. Em coletiva, Thomas Bach, presidente do Comitê afirmou que o objetivo ao aprovar Brisbane é incentivar projetos em locais que sejam sustentáveis e economicamente responsáveis.
"A visão e o plano dos Jogos de Brisbane 2032 se encaixam nas estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020 + 5, ao mesmo tempo em que se concentra em proporcionar eventos memoráveis experiências esportivas para atletas e fãs", afirmou Bach.
Com a confirmação, será a terceira vez que a Austrália sediará as Olimpíadas. As outras oportunidades ocorreram em 1956, em Melbourne; e em 2000, em Sydney. Em vídeo, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, apoiou a candidatura da cidade.
"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 em Queensland forjarão um legado duradouro para toda a nossa nação. Eles apoiarão o crescimento econômico e o investimento, proporcionarão benefícios duradouros à comunidade e inspirarão a próxima geração de atletas australianos", declarou.