Confira outros possíveis pré-candidatos a prefeito de Ipatinga em 2024
Cenário político municipal começa a se movimentar
Por Marcelo Augusto
21/08/2023 17h32 - Atualizado há mais de 1 ano
Com o cenário político de Ipatinga, em Minas Gerais, se movimentando de acordo com a proximidade do ano eleitoral, nomes seguem sendo especulados e anunciados por agentes políticos que se colocam como pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo municipal. Confira a primeira lista publicada pelo PLOX e acompanhe o complemento desta lista com outros nomes:
Carlos Lima
Carlos Alberto Lima (PP), tem tido o nome ventilado nos bastidores políticos por ter experiência como vereador na cidade de Ipatinga e também participar do último governo com o ex-prefeito Nardyello Rocha como secretário. Na eleição passada, em 2022, Lima tentou um cargo como deputado estadual, mas não foi eleito.
Rosângela Reis
Rosângela Reis é mais um dos nomes forte do PL, ao lado do atual prefeito Gustavo Nunes. A deputada federal tem uma longa carreira política, onde ela acumula dois mandatos de vereadora em Ipatinga, quatro como deputada estadual e foi eleita recentemente deputada federal.
Rosângela tem participações na região com projetos sociais e também com a busca de soluções para melhorias em rodovias da região, mais recentemente a pavimentação da LMG-760. A deputada foi candidata em 2012 à prefeitura de Ipatinga, somando cerca de 22% dos votos, sendo derrotada por Cecília Ferramenta (PT), naquela época. Atualmente ela é presidente do PL de Ipatinga e vice do PL mulher nacional, ao lado da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Heleno do Hospital
Heleno Marcio De Melo Boy, o “Heleno do Hospital (PP)”, de 52 anos, é mais um pré-candidato confirmado pela reportagem do Plox. Morador de Ipatinga há 20 anos, Heleno concorreu a um cargo de deputado estadual e obteve mais de 33 mil votos, ficando como primeiro suplente pelo partido PP. Além de iniciar sua trajetória política, Heleno também é gestor hospitalar, daí o nome pelo qual é conhecido politicamente.
Lene Teixeira
O PT segue com uma indefinição interna, segundo fontes ouvidas pelo Plox. Como é de praxe, o partido tem o hábito de realizar prévias para escolher seus representantes em eleições municipais. O nome da ex-vereadora de Ipatinga, Lene Teixeira (PT), é colocado por integrantes do partido como opção ao lado da atual vereadora Cida Lima.
Com experiência de quatro mandatos como vereadora e disputas para prefeita de Ipatinga e deputada estadual, atualmente Lene ocupa o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, no governo Lula.
José Geraldo de Andrade
O ex-vereador de Ipatinga, José Geraldo de Andrade, se lançou como pré-candidato a prefeito de Ipatinga durante a sua participação no Programa Negócios Já, do apresentador Ronaldo Soares.
Candidato pela primeira vez nas eleições municipais de 2015 pelo PT do B, Andrade obteve 2.390 votos e foi o mais votado em seu partido, além de classificar-se em oitavo entre os 19 vereadores eleitos. Em março de 2019, o então parlamentar foi preso preventivamente pelo GAECO em uma operação que investigava o mau uso de dinheiro publico e recolhimento de salários de assessores, um esquema chamado popularmente de “rachadinha”.
Alê Silva
A reportagem do Plox confirmou com a ex-deputada federal, Alê Silva, sua pré-candidatura a prefeita de Ipatinga. A ex-parlamentar tem domicílio eleitoral ipatinguense e disse que até então se lançará pelo partido Republicanos. Eleita em 2019, Alê teve participação ativa junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante seu governo. Fora da política, Alê Silva é advogada e perita contábil.