Partidos definem candidatos a prefeito em Ipatinga; conheça os indicados

Conheça os nove candidatos apontados por seus partidos nas convenções. As candidaturas ainda dependem da aprovação da Justiça Eleitoral

Por Plox

21/09/2020 15h35 - Atualizado há mais de 3 anos

Com a aproximação das eleições municipais deste ano, vários partidos já definiram os nomes de seus candidatos ao posto de prefeito por meio das convenções. No município de Ipatinga, nove pré-candidatos ao pleito já foram confirmados por seus partidos, mas as candidaturas ainda dependem da aprovação da Justiça Eleitoral. 

+ Candidatos de Timóteo-MG
+ Candidatos de Coronel Fabriciano-MG

Conheça os escolhidos para representar cada partido:

Diego Arthur Matos - reproducao instagram  Diego Arthur Matos. Foto: Reprodução/Instagram

 

Diego Arthur Matos - Partido Comunista Brasileiro (PCB) 

A candidatura de Diego Arthur Matos foi confirmada pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) no dia 1º de setembro, em uma convenção virtual. 

Diego tem 29 anos, é artista e comerciante. Na política desde o ano de 2016, é a primeira vez que ele concorre à uma cargo eletivo. 
O candidato do PCB é militante da União da Juventude Comunista (UJC), assim como o candidato à vice-prefeito, Bruno Henrique Anastácio de Oliveira.

O partido ainda não tem nenhuma coligação prevista. 

gustavo reproducao facebook Gustavo Nunes. Foto: Reprodução/Facebook

 

Gustavo Nunes - Partido Social Liberal (PSL)

O jovem Gustavo Nunes, de 26 anos, foi o candidato escolhido pelo Partido Social Liberal (PSL) para o pleito. Natural de Ipatinga, Gustavo Nunes atualmente é vereador do município e estudante de Direito. 

A candidatura de Gustavo Nunes foi oficializada pelo PSL em uma convenção no último dia 14 de setembro. 

É a primeira vez que o candidato disputa o cargo de chefe do Executivo municipal. Gustavo participou das eleições municipais como candidato pela primeira vez em 2012, quando concorreu ao cargo de vereador, mas acabou não sendo eleito. Em 2016 ele participou mais uma vez do pleito, ficando como 1º suplente e assumindo a cadeira na Câmara Municipal em 2019 após o vereador Luiz Márcio (PTC), de seu partido à época, ter o mandato cassado. 

De acordo com as informações do partido, a coligação é formada pelo PSL e PSC (Partido Social Cristão). A coligação ainda não definiu um nome para ser o vice da chapa.

Jadson arquivo ploxJadson Heleno. Foto: Arquivo/PLOX

 

Jadson Heleno - Democratas (DEM)

Durante a convenção do Democratas (DEM), realizada na última quarta-feira (16), o presidente da Câmara dos Vereadores de Ipatinga Jadson Heleno, de 39 anos, teve o seu nome confirmado como candidato do partido ao pleito. Jadson é bacharel em direito. 

Jadson atualmente está em seu segundo mandato seguido como vereador no município. Sua primeira participação em uma eleição municipal foi no ano de 2008, mas não conseguiu se eleger.

Em conversa com o Plox, Jadson Heleno disse que a coligação, formada pelos partidos DEM, Republicano, MDB, PSDB, Avante e PROS, ainda vai tomar a decisão a respeito do candidato a vice-prefeito.

joão magno - reproducao João Magno. Foto: Reprodução/Instagram

 

João Magno - Partido dos Trabalhadores (PT)

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Ipatinga João Magno de Moura, de 60 anos, natural do município de São Geraldo da Piedade-MG, foi o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer ao cargo de chefe do Executivo em Ipatinga. O anúncio da nomeação de João Magno pelo partido foi feito em uma convenção realizada na última quarta-feira (16). 

João Magno foi eleito vice-prefeito de Ipatinga no ano de 1988 e, posteriormente, foi eleito prefeito da cidade em 1992. Ele também foi eleito deputado federal pelo estado de Minas Gerais nos anos de 1998 e 2002.

Na convenção da última quarta-feira também foi definido o professor Sávio Tarso, do PV (Partido Verde), como sendo o candidato à vice-prefeito pela coligação formada pelos dois partidos. 

dr juliano - reproducao instagram Juliano Nogueira. Foto: Reprodução/Instagram

 

Juliano Nogueira - Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

Durante uma convenção realizada na última terça-feira (15), Juliano Nogueira foi o nome oficializado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para concorrer à Prefeitura de Ipatinga. 

O candidato tem 59 anos é médico especializado em cirurgia geral; atua como professor universitário e é cirurgião concursado em Ipatinga. Ele é natural de Dores de Indaiá (MG).

A primeira vez que Juliano Nogueira concorreu à um cargo político foi no ano de 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual, mas não foi eleito. 

Juliano foi diretor do departamento de Saúde da Prefeitura de Ipatinga no ano de 2005. Em 2009 ele foi secretário de Saúde do município.

O candidato a vice ainda não foi definido pelo partido, que não tem nenhuma coligação prevista. 

nardyello - reproducao instagram Nardyello Rocha. Foto: Reprodução/Instagram

 

Nardyello Rocha - Cidadania

O atual prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha teve seu nome oficializado pelo partido cidadania como candidato à reeleição. Nardyello teve seu nome confirmado em uma convenção realizada na última quarta-feira (16). 

Nardyello Rocha tem 54 anos e é natural de Ipatinga. O atual prefeito da cidade é formado em gestão pública e é ex-jogador de futebol. Ele começou sua caminhada na política no ano de 2004 e, desde então, já foi eleito vereador e eleito como presidente da Câmara Municipal em quatro ocasiões. 

O candidato assumiu a prefeitura de Ipatinga no ano de 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, após o TSE cassar a liminar que permitia a posse do ex-prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão e de seu vice, Jésus Nascimento.

Posteriormente, em junho do mesmo ano, Nardyello foi eleito após vencer as eleições suplementares. 

O partido ainda não decidiu quem será o candidato ao posto de vice-prefeito. O Cidadania fará parte da coligação “Para Ipatinga não parar”, junto ao PP, PSD, PL, PMN e PCdoB. 

nilson pereira - reproducao Nilson Pereira. Foto: Reprodução/Instagram

 

Nilson Pereira - Patriota 

Formado em ciências contábeis e 35 anos trabalhando como bancário, Nilson Pereira foi o nome escolhido pelo partido Patriota para representar a legenda na disputa do Executivo municipal.

O candidato, que tem 61 anos, é natural de Inhapim-MG e foi presidente do Ipaminas Esporte Clube durante quatro anos.

Nilson é o presidente do Partido Patriota de Ipatinga. O escolhido para o posto de vice-prefeito foi Mauro Guimarães. Nenhuma coligação foi anunciada pelo partido. 

rair anicio - reproducao Rair Aníncio. Foto: Reprodução/Facebook

 

Rair Anício - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)

No último dia 11 de setembro o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou o nome de Rair Anício como sendo o seu representante ao pleito. O nome foi divulgado por meio de uma convenção virtual. 

Administrador e engenheiro de manutenção, Rair Anício Júnior tem 45 anos e é natural de Ipatinga. Rair concorreu ao cargo de senador nas eleições de 2010, ficando como segundo suplente da vaga. 

Nas eleições municipais de 2012, Rair foi candidato à vice-prefeito na chapa que tinha Daniel Cristiano como o candidato à prefeito, ambos pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas não foi eleito. 

No ano de 2014, Rair disputou mais uma vez o pleito nacional em busca de uma vaga como deputado federal, mas também não foi eleito. 

Em 2016, nas eleições municipais, Rair concorreu ao cargo de vereador em Ipatinga, mas não conseguiu uma cadeira no legislativo. 

robison ayres facebook Robinson Ayres. Foto: Reprodução/Facebook

 

Robinson Ayres - Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) 

O candidato escolhido pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foi o economista, professor e assessor econômico Robinson Ayres. Robinson já foi eleito duas vezes ao cargo de vereador em Ipatinga. O escolhido para o posto de candidato à vice-prefeito foi Lucas Portuense.

Na última eleição municipal, em 2016, Robinson concorreu ao cargo de prefeito em Ipatinga, mas não foi eleito. Ele foi assessor econômico em diversas instituições em Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares.

Na vida pública, Robinson foi coordenador de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte-MG; secretário de Educação, de Articulação Política e Planejamento em Timóteo-MG; secretário de Planejamento e Educação em Ipatinga e secretário de Políticas Urbanas em São José da Lapa-MG.

Destaques