Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Consumo de isotônico por sedentários faz mal à saúde, alerta nutricionista

    Bebida é feita para atletas e deve ser consumida apenas em situações controladas

    Por Plox

    22/01/2022 13h08 - Atualizado há 4 meses

    Os isotônicos, conhecidos popularmente como “gatorade” (nome de uma marca) são bebidas compostas por água, carboidratos, sais minerais e vitaminas. Embora o sabor seja agradável e refrescante, os isotônicos não devem ser consumidos por sedentários porque sua composição pode fazer mal à saúde de quem não pratica exercícios físicos.

    A nutricionista Dani Borges explica o porquê: "essas bebidas não foram feitas apenas para hidratar o corpo. Isotônicos são repositores eletrolíticos, cujo objetivo principal é a reposição de sais minerais e eletrólitos gastos em atividades físicas de alta performance com duração de 1 hora e meia ou mais", afirma.

    Atletas que praticam atividades físicas de longa duração e que exigem alto condicionamento físico e resistência muscular, como corrida e musculação, podem consumir isotônicos após treinos intensos.

    Já no caso de indivíduos que não praticam exercícios físicos, o consumo recorrente de isotônicos não é indicado porque não há necessidade de repor eletrólitos (já que esses sais não foram excretados durante atividade física de alta performance).  

    A especialista alerta os malefícios: "o consumo em excesso quando não há necessidade pode gerar problemas, principalmente devido ao aumento de sódio e potássio no organismo. Além disso, esses eletrólitos não são todos excretados pela urina, fator que pode gerar até mesmo sobrecarga dos rins”, adverte a especialista em nutrição.

    Para se hidratar neste verão, a nutricionista indica que seja feito o consumo de água. Caso você busque uma bebida com um sabor diferente, prefira uma água de coco ou sucos naturais.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]