Bolsonaro tenta blindar Flávio e conter crise após laços com banqueiro investigado
Crise no entorno do PL envolve conversas sobre recursos para o filme “Dark Horse” e reacende debate interno sobre alternativas para 2026.
Inaugurado como um dos principais legados esportivos da Rio 2016, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro completou 10 anos neste sábado (23). Localizado no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, na Vila Guarani, zona sul de São Paulo, o complexo se consolidou como base de preparação, formação e competições do paradesporto nacional.
Judô no CTPB.
Foto: Celso Silva/SEDPcD
O espaço foi inaugurado em 23 de maio de 2016, após cerca de dois anos e meio de obras. A estrutura tem 95 mil metros quadrados de área construída e reúne quadras, piscinas, pistas de atletismo, arena multiuso, áreas de treinamento, serviços de apoio e hospedagem acessível para atletas.
Entre as modalidades atendidas estão atletismo, natação, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, goalball, futebol de cegos, bocha, judô, taekwondo, tênis de mesa, esgrima em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. Antes da criação do centro, diversas equipes paralímpicas treinavam em instalações compartilhadas, muitas vezes sem horários adequados para o alto rendimento.
Estrutura virou referência no alto rendimento.
Foto: Jessica Mariz/SEDPcD
A evolução da estrutura coincidiu com o melhor ciclo da história paralímpica brasileira. Em Tóquio, o país conquistou 72 medalhas, sendo 22 de ouro. Em Paris 2024, o desempenho subiu para 89 pódios, com 25 ouros, resultado que colocou o Brasil pela primeira vez no top 5 dos Jogos Paralímpicos.
O centro também ampliou a formação de novos atletas. A Escola Paralímpica de Esportes oferece iniciação gratuita para crianças e adolescentes com deficiência física, visual e intelectual, dos 7 aos 17 anos, e ajudou a revelar nomes que já chegaram a competições internacionais.
Centro que mudou o paradesporto brasileiro completa 10 anos em São Paulo.
Foto: Celso Silva/SEDPcD)
Além dos treinamentos, o CT Paralímpico se tornou palco de competições nacionais e internacionais. Desde a inauguração, o local já recebeu eventos como Parapan de Jovens, Festival Paralímpico, Paralimpíadas Escolares e torneios de modalidades adaptadas.
Em 2026, São Paulo receberá o Mundial de Rugby em Cadeira de Rodas no complexo. A competição está prevista para ocorrer no Centro de Treinamento Paralímpico e reforça o papel do local como vitrine internacional do paradesporto brasileiro.