Faltante à vacinação precisará dar justificativa em Belo Horizonte

Motivo será avaliado por uma comissão. Além disso, cidadãos terão apenas uma semana para tomar a vacina antes de ir para fim da fila

Por Plox

23/07/2021 10h45 - Atualizado há mais de 3 anos

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Jackson Machado, afirmou, nesta sexta-feira (23), que pessoas que não voltarem aos postos na data correta para receberem a segunda dose da vacina contra a covid-19 terão que apresentar uma justificativa "plausível".

“Por exemplo, a pessoa que ficou internada por outro motivo, ou teve covid. Nós sabemos que covid tem que esperar 30 dias para vacinar. Se não tiver, se for por relaxamento, vai ter que esperar o final da fila”, declarou.

Fim da fila para quem faltar à vacinação. Foto: reprodução/ Pixabay

 

De acordo com o gestor, os cidadãos terão prazo de até uma semana para garantir a vacina após o vencimento do prazo inicial. Se não procurar dentro desse prazo, deverá aguardar a chegada de nova remessa.

Machado também explicou que a justificativa será avaliada por uma comissão da prefeitura. Segundo ele, haverá uma equipe médica responsável em analisar os casos. A liberação para vacinar só ocorrer se o motivo for "razoável".

Vacinação

Nesta semana, Belo Horizonte anunciou a ampliação da vacinação para pessoas de 36 a 39 anos. Confira o cronograma

26 de julho, segunda-feira: pessoas de 37 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
27 e 28 de julho, terça e quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da saúde, com idade entre 18 e 36 anos;
29 de julho, quinta-feira: pessoas de 36 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

Para receber a vacina, é necessário ser morador de Belo Horizonte, apresentar documento de identificação com foto e não ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias. Além disso, o interessado não pode ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras, será das 8h às 17h e dos pontos de drive-thru das 8h às 16h30. Neste sábado (24), excepcionalmente, os postos fixos, extras e os pontos drive-thru funcionarão das 8h às 13h. Os endereços podem ser vistos aqui.

Outras orientações para a vacinação mais ágil são: as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo; e sempre checar os endereços antes de se deslocar até algum posto. O motivo, segundo a prefeitura, é que a definição dos pontos de vacinação é dinâmica e sofre alterações diárias por questões de logística e para evitar aglomeração.

"Além disso, algumas pessoas procuram os pontos de vacinação em data posterior ao chamamento da prefeitura, quando a disponibilização do imunizante para o público específico está mais concentrada em algumas unidades para evitar a perda de doses", afirmou a PBH, em nota.

Destaques