Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Senado aprova texto-base da reforma da Previdência em segundo turno

Parlamentares começam a discutir destaques

23/10/2019 às 11:34 por Redação Plox

Após pouco mais de três horas de discussão, o Plenário do Senado aprovou o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno. Às 19h22, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), proclamou o resultado. A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada por 60 votos contra 19.

“O Senado enfrentou neste ano uma das matérias mais difíceis para a nação brasileira”, disse Alcolumbre ao encerrar a votação. “Todos os senadores e senadoras se envolveram pessoalmente nas discussões e aperfeiçoaram esta matéria, corrigindo alguns equívocos e fazendo justiça social com quem mais precisa.”

Foto: Agência Senado48944499291 42ed8dc27b o

O texto necessitava de 49 votos para ser aprovado, o equivalente a três quintos do Senado mais um parlamentar. Agora, os senadores começam a votar os quatro destaques apresentados por quatro legendas: Pros, PT, PDT e Rede.

Destaques
O primeiro destaque, do senador Weverton (PDT-MA), pretende suprimir as regras de transição da reforma. De autoria do senador Telmário Mota (PROS-RR), o segundo destaque permite a votação em separado da conversão de tempo especial em comum ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comprovar tempo de serviço por insalubridade.

O terceiro destaque, do senador Humberto Costa (PT-PE), trata da aposentadoria especial para o trabalhador exposto a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos. O parlamentar quer votar em separado a expressão “enquadramento por periculosidade”. Originalmente, havia dúvidas se a emenda de redação do PT alteraria o texto e obrigaria o retorno da PEC à Câmara. No entanto, um acordo de procedimentos dos senadores levou o destaque ao Plenário.

O último destaque apresentado, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), permite a votação em separado das idades mínimas de aposentadoria especial dos trabalhadores expostos a agentes nocivos.

Antes de iniciar a votação do texto-base, o Plenário rejeitou, por votação simbólica, dois destaques individuais. Somente os destaques de bancada serão apreciados.

No segundo turno, somente podem ser votados trechos em separado do texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, emendas de redação, que esclarecem pontos do texto, ou supressivas, que retiram pontos do texto. Em seguida, a reforma poderá ser promulgada e entrar em vigor.

A promulgação da reforma da Previdência depende de convocação de sessão conjunta do Congresso Nacional. Originalmente, a promulgação poderia ocorrer a qualquer momento após a aprovação em segundo turno pelo Senado. No entanto, para promulgar a PEC, Alcolumbre deve esperar o retorno do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está em viagem ao Reino Unido e à Irlanda, e também do presidente Jair Bolsonaro, que está na Ásia.

Compartilhar a notícia

Veja também
moraes
POLíTICA

Moraes pede à PGR análise de pedido de suspensão da posse de Nikolas Ferreira e outros 10 deputados

Parlamentares são suspeitos de envolvimento no ataque aos Três Poderes no dia 8 de janeiro

Protestos 'Reaja Brasil' reúnem conservadores no dia 3 de agosto
POLíTICA

Protestos 'Reaja Brasil' reúnem conservadores no dia 3 de agosto

Atos contra Lula, STF e PGR ocorrerão em pelo menos 17 cidades brasileiras

Pacheco recusa ministério de Lula e irrita aliados
POLíTICA

Pacheco recusa ministério de Lula e irrita aliados

Senador mineiro rejeita cargo no governo e trava reforma ministerial, frustrando partidos da base

Senador mineiro Carlos Viana é eleito presidente da CPMI do INSS
POLíTICA

Senador mineiro Carlos Viana é eleito presidente da CPMI do INSS

Senador mineiro derrotou Omar Aziz por 17 a 14, indicou Alfredo Gaspar para relatoria e comandará apuração de descontos ilegais em 3,2 milhões de benefícios

para você
IBGE
EMPREGO

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

Há vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país

Especialista alerta: uso de creatina sem orientação pode ser perigoso
SAúDE

Especialista alerta: uso de creatina sem orientação pode ser perigoso

Nutricionista reforça que suplementação só traz benefícios com treino adequado, alimentação correta e acompanhamento profissional

Escolas e instituições participam de desfile cívico em celebração à Independência em Santana do Paraíso
EDUCAçãO

Escolas e instituições participam de desfile cívico em celebração à Independência em Santana do Paraíso

Evento reuniu escolas, instituições e sociedade civil na Praça da Matriz, com tema que destacou a importância da educação para o futuro do país

GERAL

Tragédia na BR-262: casal de médicos e filho morrem em acidente grave

Veículo invade contramão, colide com caminhão e incendeia, deixando família carbonizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais.