Iniciadas as obras de nova Unidade Básica de Saúde em Ipatinga

Por Plox

24/01/2020 09h46 - Atualizado há mais de 4 anos

As comunidades do Jardim Panorama e bairros adjacentes que, segundo a administração de Ipatinga, compõem um grupo de cerca de 15 mil usuários, podem comemorar como algo concreto a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Diante do canteiro de obras já instalado, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, assinou nesta quarta-feira (22) a ordem de serviço para execução do projeto. Será a quinta UBS implantada pela atual gestão, sendo três delas viabilizadas com recursos do programa ‘Nova Ipatinga’.

IMG 0293 Foto: Divulgação

 

A cerimônia simbólica de início da edificação aconteceu pela manhã, na área que fica entre as ruas Wilson Teixeira e Vitória, junto ao Parque Ipanema, nas proximidades do posto médico hoje em funcionamento no Panorama. 
Compareceram inúmeras lideranças comunitárias, além de vereadores da base de governo na Câmara Municipal, citados pelo Executivo como fundamentais para a realização da obra.

Instalações

Além do bairro Jardim Panorama, a UBS vai servir especialmente aos usuários do Novo Cruzeiro, Caçula e Residencial Ayrton Senna. Os serviços a serem oferecidos são amplos, como consultas médicas em clínica geral, equipe Estratégia de Saúde da Família, programas Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Hiperdia, Odontologia e Zoonoses.

DJI 0555 Foto: Divulgação

 

Estão previstas salas para vacinação, medicação, reuniões, acolhimento e curativos. Ainda, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, setor de esterilização, escovário, copa, almoxarifado e os setores específicos para agentes e gerências. Com todos os padrões de acessibilidade, entre vários banheiros existem aqueles que são adaptados às necessidades dos pacientes deficientes ou idosos.
 
Origem dos recursos

Ao detalhar os esforços empreendidos pelo governo para que a obra pudesse se materializar, o prefeito Nardyello Rocha observou que por se tratar de um terreno localizado em área de proteção legal, até mesmo o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Comphai) precisou ser consultado. O prefeito enfatizou que os recursos da obra são do programa ‘Nova Ipatinga’. 

IMG 0176 Foto: Divulgação

 

“É importante que a população saiba disso porque só pudemos cumprir esse compromisso que fizemos com os moradores porque houve o apoio decisivo de nossa base na Câmara para que aprovássemos os R$ 73 milhões originários do programa ‘Nova Ipatinga’, que está viabilizando também 60 quilômetros de recapeamento em mais de 100 ruas e avenidas da cidade e a construção de dezenas de muros de arrimo em áreas de risco, entre inúmeras outras realizações. Com esses recursos, estamos também construindo as UBS’s do Jardim Panorama, do Parque das Águas e da Vila Formosa, somando-se às outras duas que já havíamos entregue nos bairros Bom Jardim e Nova Esperança”, disse o chefe do Executivo, além de enfatizar que “100% dos recursos são do município, captados por meio do Finisa”.

O prefeito ainda destacou que a obra é uma necessidade para a humanização do atendimento. “Nós estamos pensando em mais comodidade e presteza para a população, em local adequado e de qualidade. E esta infraestrutura representa também melhoria das condições de trabalho para os nossos servidores, que vêm penando há anos em instalações muito impróprias e inadequadas”, concluiu. 
 

Destaques