Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Timóteo inaugura a nova Unidade de Pronto Atendimento

    A UPA de Timóteo leva o nome do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro (in memorian)

    Por Plox

    24/01/2020 11h00 - Atualizado há cerca de 4 anos

    A inauguração da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro na sexta-feira (24), às 19 horas, é o final feliz de uma história que começou há nove anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a administração municipal, até a conclusão total do prédio, realização de chamamento público de Organização Social de Saúde (OSS) para fazer a gestão compartilhada da UPA e o início das operações foi um longo percurso.

    UPA Timóteo Foto: Divulgação/PMT

     

    A homologação para a construção da unidade pelo Ministério da Saúde foi em 2011 e a primeira ordem de serviço para início da construção foi assinada em março de 2014 com um custo estimado em R$ 2,6 milhões. Em fevereiro de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, após mais de dois anos e seis meses de obra paralisada. 

    De acordo com a Prefeitura de Timóteo, ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018, o prefeito Douglas Willkys colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no Município, entre as quais a UPA.

    UPA Timóteo 1 Foto: Divulgação/PMT

     

    Segundo a administração, ao tomar posse e conhecer o estágio da UPA, se deparou com 62% do seu cronograma executado. A real situação da unidade era ruinosa com materiais elétricos furtados, infiltrações e a edificação depredada. 

    De acordo com a Prefeitura de Timóteo, em pouco mais de um ano e meio, a prefeitura concluiu a obra, realizou licitações para a aquisição de equipamentos hospitalares e promoveu um chamamento público que definiu a Organização Social de Saúde que fará a gestão compartilhada da unidade. Ao final, o valor total da obra está em R$ 3,7 milhões. 

    UPA noturna Foto: Divulgação/PMT

     

    A UPA de Timóteo é do Tipo 2, nível 5, funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, com 6 médicos, sendo 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período diurno, e outros 3 médicos (também dois clínicos e um pediatra) no período noturno. A gestão está sob a responsabilidade do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro Primavera com capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia.

    Geraldo dos Reis Ribeiro
     
    A UPA de Timóteo leva o nome do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro (in memorian). Natural de Rio Piracicaba, Geraldo Ribeiro teve uma vida dedicada à militância política e social no Vale do Aço e, especialmente, em Timóteo. 

    Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), sendo o responsável por intermediar a insatisfação dos operários da Usiminas contra as condições de trabalho e da segurança rígida da empresa que culminou com o fatídico Massacre de Ipatinga, em 7 de outubro de 1963.

    Geraldo Ribeiro foi prefeito de Timóteo entre os anos de 1976 e 1982 e deputado estadual, entre 1983 e 1987. Enquanto prefeito, Geraldo Ribeiro finalizou e inaugurou o Posto de Saúde da Praça 29 de abril (antiga Fundação de Assistência Social de Timóteo – FAST). Geraldo dos Reis Ribeiro faleceu em 2 de maio de 2018, aos 82 anos.
    Centro de Saúde João Otávio

    Com a inauguração da UPA, o Centro de Saúde João Otávio, que funciona no bairro Olaria, será fechado para reforma, com exceção do laboratório de análises clínicas, que vai continuar atendendo as unidades municipais de saúde. 

    Segundo a administração municipal, no caso dos servidores que atuam no Centro João Otávio, os que estão irregulares, ou seja, sem concurso ou processo seletivo, serão desligados, conforme recomendação do Ministério Público. Os demais servidores e médicos serão realocados em outras unidades de saúde. 
    Linhas de Ônibus

    Os horários da Autotrans, linha 141.1 Bela Vista - Terminal de Integração, serão alterados diariamente nos dois sentidos, e passarão pela Avenida Monsenhor Rafael, em frente a UPA 24H Geraldo dos Reis Ribeiros. A alteração ocorre a partir de domingo (26). 

    Nesta sexta-feira (24) o trânsito na Avenida Monsenhor Rafael, que dá acesso a UPA, estará liberado somente para veículos pequenos e para moradores dos bairros John Kennedy e Parque recanto. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]