Institutos afirmam que costa de Espírito Santo e Bahia será atingida por tempestade tropical Iba

24/03/2019 19:04

A Marinha e o Instituto Nacional de Meteorologia alertam que ventos ocorridos neste domingo (24) chegaram a 65 km/h 

Publicidade

Três institutos de previsão de tempo alertaram neste domingo (24) sobre a aproximação de uma tempestade tropical na costa do Espírito Santo e da Bahia. 

O trabalho, em conjunto, foi feito pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM – Marinha do Brasil), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE)  e Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o comunicado, o miolo da tempestade estava em alto-mar, nas proximidades do Espírito Santo."Seu deslocamento é previsto para a direção Sudoeste e seus efeitos poderão ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26", afirma o documento. 

Os efeitos da tempestade tropical devem ser sentidos principalmente em alto-mar associados à chuva intensa, informaram os institutos. 
 

tempestadeImagem: divulgação


O fenômeno tropical deve gerar ventos fortes, que podem chegar a 87 km/h em alto-mar, nas proximidades do litoral do Espírito Santo. O sul do estado da Bahia também pode ser afetado. Mais perto da costa, os são esperados ventos de 61 km/h.

Também pode ocorrer a ressaca, com ondas de até 2,5 metros, na costa entre Caravelas (BA) e Vitória (ES), até a noite desta segunda-feira (25).
Neste domingo, várias atividades de turismo nas ilhas da Baía de Todos-os-Santos na Bahia foram suspensas.
 

Imagem mostra tempestade tropical Iba próxima à costa brasileira — Foto: INMET

Esta imagem de satélite mostra a tempestade tropical Iba nas proximidades da costa brasileira — Foto: INMET

Atualizada: 20h44

 



Publicidade