Bife à parmegiana: aprenda receita de carne com o chef Felipe Rameh

Mineiro mostra versão com presunto Parma e queijo coalho para fazer bonito na cozinha

Por Plox

24/10/2020 12h02 - Atualizado há cerca de 1 mês

Acompanhado por arroz, batata frita, purê, massa...as combinações são variáveis quando o bife à parmegiana está servido. Esse clássico da gastronomia nacional passeia das mesas dos restaurantes sofisticados aos botequins e também pode ser feito em casa.

 

Aqui, quem ensina uma versão para fazer bonito é o chef Felipe Rameh, um dos mais renomados de Belo Horizonte, que mostra todo passo a passo (veja no vídeo abaixo) para garantir crocância e suculência. Nesta parmegiana, ele usa nada menos que presunto Parma e queijo coalho. 

 

RAMEH COZINHA

A cada 15 dias, o chef Felipe Rameh apresenta uma receita nova no jornal O TEMPO, na coluna Receitas do Rameh. Além disso, o chef oferece um curso online para te ensinar a cozinhar e selecionar os ingredientes corretos em videoaulas. No projeto Rameh Cozinha, o mineiro busca repassar mais do que “apenas” receitas e técnicas, mas a sua filosofia no exercício do ofício que abraçou, há mais de 20 anos, e que se estrutura sobre pilares como a cozinha afetiva e a sustentabilidade. “Dar aula é algo que faço há 15 anos, cheguei a ter 150 alunos presenciais”, conta ele.

Felipe Rameh ensina uma receita de bife a parmegiana com um toque especial

 

 

 

BIFE À PARMEGIANA POR FELIPE RAMEH

Ingredientes
300 g de steak bovino
40 g de presunto Parma (3 fatias)
5 g de  alecrim 
10 folhas  de manjericão fresco grande
Sal e pimenta preta a gosto 
1 ovo
150 mL de molho de tomate orgânico
40 g de queijo coalho 
100 g de farinha trigo 
100 g de  farinha de pão (panko)  
300 mL de óleo de milho ou de girassol para a fritura  

Modo de preparo
Leve ao fogo uma frigideira média. Acrescente o óleo de milho e aqueça até 180 graus.  Em três recipientes fundos, disponha a farinha de trigo, a farinha de pão e o ovo batido. Tempere o steak com sal e pimenta dos dois lados. Então, empane o steak na seguinte ordem: farinha de trigo, ovos batidos e, finalmente, farinha de pão. Leve, cuidadosamente, o steak já empanado ao óleo preaquecido. Frite de um lado até que esteja dourado. Vire o steak e frite até que fique bem douradinho e crocante. No final do processo de fritura, coloque o alecrim na panela para aromatizar o óleo e o steak. Retire a carne e disponha sobre ela o presunto Parma e, por cima, o queijo coalho. Leve ao forno no modo gratinar até que o queijo derreta. Reserve. Em uma caçarola pequena, aqueça o molho de tomate, temperado a gosto. Para montagem do prato, disponha o steak com o presunto e o queijo, regue com um pouco de molho de tomate e decore com as folhas de manjericão fresco por cima.  

 

O chef
Felipe Rameh se formou na primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro (SP). Um grande ponto de virada de sua trajetória foi quando conheceu Alex Atala, seu grande mestre. Felipe pediu estágio a ele e, assim, foi trabalhar no D.O.M. Depois, cruzou o Atlântico, tendo trabalhado em restaurantes conhecidos mundialmente, como os espanhóis Can Barrina e Mugaritz, além do belga Le Chalet de La Forêt e do inglês Canteen. De volta ao Brasil, integrou as equipes dos restaurantes Dalva e Dito, O Dádiva, Garcia e Rodrigues, além do recente Alma Chef. Lançou o livro “Inventário Particular” e também passou pela TV, no programa “Mesa para Dois” (GNT).

Fonte: https://www.otempo.com.br/diversao/receitas-do-rameh/bife-a-parmegiana-aprenda-receita-de-carne-com-o-chef-felipe-rameh-1.2402991
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2020