Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Tornado em Nova Lima? Entenda o fenômeno raro registrado na cidade

    Evento climático foi visto na tarde de domingo e tem encantado os internautas

    Por Plox

    25/01/2021 17h06 - Atualizado há mais de 1 ano

    Um redemoinho de vento que atingiu Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite de domingo (24), está viralizando na internet e sendo comparado com um tornado. Mas, afinal, que fenômeno foi este que se formou na cidade?

    Apesar de parecer um tornado, o evento climático foi classificado por especialistas como uma nuvem funil. Típico da primavera e do verão, o fenômeno é raro de ocorrer na Grande BH. Em Minas Gerais, nos últimos dois anos, apenas dois haviam sido catalogados. No período, o Estado também registrou três tornados, todos no interior.
     
    Meteorologista do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Guilherme Schild explica que, para ser considerado um tornado, o vento em formato espiral deve tocar o solo. "E, pelas imagens registradas, isso não aconteceu. Foi uma nuvem funil, evento que não provoca estragos e que não tem como ser prevista, já que não é captada pelo radar", disse.

    Conforme o especialista, o fenômeno acontece quando o ar quente sobe na atmosfera e encontra o ar frio, momento em que condensa e forma a nuvem. "Essa região (de Nova Lima) tem muita serra e pode favorecer a vorticidade, que faz a nuvem rotacionar e girar", pontuou.

    Nuvem funil em Nova Lima
    Foto: Luiz Henrique Freitas/Divulgação
     


     
    Além disso, Schild detalhou que não havia tempestade na região no momento do evento climático, mas apenas uma nuvem de chuva. "Esse tipo de funil é fraco se comparado com um tornado, que pode ter ventos que ultrapassam 500 km/h. Geralmente, dura 15 minutos e não é tão frequente pois também é difícil de se observar".

    Nuvem funil em Nova Lima
    Foto: Luiz Henrique Freitas/Divulgação
     


     
    Espetáculo
     
    Foram pouco mais de 10 minutos, mas a cena jamais será esquecida pelo jornalista Luiz Henrique Freitas, de 61 anos. "Foi incrível, um visual sensacional", definiu ele, que presenciou e fotografou a nuvem de funil. 
     
    Freitas lembra que estava em um clube no bairro Alphaville quando, por volta das 15h30, o tempo fechou e começou a chover. "Na hora que vi, formou-se aquele espetáculo da natureza. Pouco tempo depois, o vento se dissipou e misturou-se com as nuvens. Mas não ventou igual a gente vê em filmes", recordou.
     
    Previsão do tempo
     
    A nuvem funil não dá para ser prevista, mas outros eventos climáticos, sim. E, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), BH e região metropolitana terão temperaturas altas nos próximos dias. Mas, apesar do calor, pancadas de chuva podem ocorrer. 
     
    Nesta segunda-feira (25), a máxima deve chegar a 30ºC na capital. Na terça-feira (26), segundo a meteorologista Anete Fernandes, os termômetros devem oscilar entre 16ºC e 31ºC.

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/tornado-em-nova-lima-entenda-o-fenomeno-raro-registrado-na-cidade-1.2439215
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]