Aulas presenciais voltam na próxima segunda, confirma prefeito de Coronel Fabriciano

Outra novidade é a volta do comércio não essencial

Por Plox

25/03/2021 19h15 - Atualizado há cerca de 3 anos

Na noite desta quinta-feira (25), o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, através de uma live retransmitida pelo Plox, confirmou a informação de que o decreto municipal volta a funcionar normalmente. A novidade é o retorno das aulas presenciais.

A informação é de que na próxima segunda-feira (25), todas as aulas já voltam a acontecer de forma presencial na cidade. Mas, o prefeito deixou claro que se necessário, as aulas podem paralisar novamente.

Outra novidade é a volta do comércio não essencial, com o uso obrigatório de máscaras e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelo município. 

Na ocasião, o prefeito disse que o país vem vivendo um momento crítico, mas não é o momento de provocar mais pobreza e caso o hospital peça, o comércio será sim fechado, mas por enquanto, não é o momento.

“Nesse momento nós retomamos nosso decreto. Nós estamos vivendo em um momento crítico, o dia  que o hospital mandar parar eu paro” disse.

Mas, Marcos Vinicius deixou claro que se for necessário vai fechar e vai fechar tudo, “Não podemos provocar pobreza, o dia que eu determinar que vai fechar vai fechar todo mundo”, completou o prefeito.

Foto: Reprodução

 

Na live, foi destacado a importância das cidades grandes ajudarem os municípios nesse momento, porque os grandes têm UPA, Hospital e centro de Covid. Já o Procurador Geral do município, Denner Franco, disse que a decisão de fechamento deve sempre vir da administração municipal. “Quem tem que decidir quando fechar ou abrir comércio é o prefeito e não Governador", completou.  

Entenda o decreto municipal;

A Prefeitura de Coronel Fabriciano publicou no dia 12 de março, o Decreto 7.510/2021, com novas normas para conter o contágio da Covid-19. O decreto começou a valer no dia 15, mas foi interrompido uma semana depois, por decisão judicial. Com a volta do decreto fica proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente e eventos públicos ou privados.

A Polícia Militar vai auxiliar na fiscalização. Em caso de descumprimento, o responsável está sujeito às medidas penais, incluindo a possibilidade de prisão em flagrante; multa, suspensão e até cassação de alvará, no caso de estabelecimentos.

Ficam proibidas: utilização dos espaços públicos de lazer, prática de esportes coletivos de contato físico em todo município e funcionamento de saunas coletivas. Bares, restaurantes e similares deverão encerrar as atividades presenciais às 21h (após este horário, só delivery), com tolerância máxima de 1 hora. Durante o horário permitido, poderão servir somente pessoas sentadas nas cadeiras, respeitando o distanciamento mínimo 1 pessoa a cada 4 metros quadrados. “Trenzinhos da Alegria” também estão impedidos de circular.

Vale lembrar que o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel pelos estabelecimentos e distanciamento continuam obrigatórios e válidos para todos.

BANCOS, ÔNIBUS E IGREJAS

O Decreto Municipal determina ainda que agências bancárias deverão estender seus horários de atendimento para evitar aglomeração de pessoas, bem como organizar filas internas ou externas ao estabelecimento, mantendo distância de 2 (dois) metros entre as pessoas e a uso de máscara sobre o nariz e boca, e ainda, fornecer álcool 70%.

Está previsto mais rigor na fiscalização no transporte público municipal – que não poderá circular com passageiros em pé. Para evitar aglomerações, as empresas concessionárias deverão reforçar sua frota nos horários de pico 6h às 8h e de 17h às 20h. Igrejas e templos religiosos também precisarão reforçar as medidas de segurança sanitária durante as celebrações.

 

Foto: Reprodução

 

 

AULAS PRESENCIAIS MANTIDAS

Por não existir evidência científica, bem como os números não indicarem aumento nos casos de infecção em decorrência de aulas presenciais, permanecerão autorizada as atividades escolares presenciais nas redes públicas e privadas de ensino no âmbito do Município de Coronel Fabriciano/MG;

APOIO E DENÚNCIAS

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Fabriciano está funcionando em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar, inclusive com equipes atuando em regime de plantão nos finais de semana e feriados. O apoio da população é fundamental em enviar denúncias de irregularidades e aglomeração de pessoas ao órgão. As penalidades variam desde a notificação, multa de 500 UPFCF (Unidade Padrão Fiscal de Coronel Fabriciano – em torno de R$ 1.200) que pode dobrar em caso de reincidência até a suspensão do alvará de funcionamento e sanitário.

As denúncias podem ser enviadas:

Setor de Fiscalização: 3841-1134

Ouvidoria: 3846-7065

Aplicativo E-Ouve, disponível para download gratuito.

Destaques