Lula discute hoje proposta que acaba com escala 6x1 e reduz jornada de 44h para 40h semanais
Reunião em Brasília mira os últimos ajustes do texto; comissão especial foi convocada para votar parecer às 17h na Câmara.
Dez postos de combustíveis foram autuados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no Vale do Rio Doce após uma série de fiscalizações realizadas pelo Procon. Ao todo, 12 estabelecimentos passaram por inspeção entre os dias 18 e 22 de maio, em Santa Maria do Suaçuí, Virginópolis, Guanhães e Serro. Durante a operação, uma bomba de um dos postos acabou interditada.
Fiscal do MPMG durante a ação
Foto: MPMG
De acordo com o MPMG, a ação foi conduzida pelo Procon e percorreu municípios da região ao longo de cinco dias. O balanço divulgado aponta que, dos 12 locais verificados, dez receberam autuações, além da interdição de um equipamento de abastecimento em um dos postos fiscalizados.
Entre as irregularidades, os fiscais identificaram a ausência da indicação do percentual do preço do etanol em relação à gasolina. Também foi verificada a falta de exposição dos valores cobrados em vendas a prazo quando havia diferença em comparação ao pagamento à vista.
Outro ponto citado foi o vício de quantidade, situação em que o bico injetor fornece um volume de combustível menor do que o mostrado na bomba. Além disso, foram encontrados termodensímetros quebrados ou com conservação inadequada.
O MPMG informou que a iniciativa reuniu ações de orientação e autuações e faz parte do projeto Calendário Estadual Unificado de Ações Fiscalizatórias Prioritárias de 2026, ligado à Coordenação do Procon-MPMG. Segundo o órgão, o objetivo é manter uma fiscalização ativa de diferentes setores do mercado de consumo em todas as regiões de Minas Gerais.