Veja o calendário de saques do FGTS para o próximo ano
Os saques atingem cerca de 96 milhões de trabalhadores
Por Plox
25/07/2019 15h15 - Atualizado há cerca de 5 anos
O calendário de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020 foi divulgado pelo governo nessa quinta-feira, 25 de julho. Os saques atingem cerca de 96 milhões de trabalhadores. Há 260 milhões de contas ativas e inativas no FGTS.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foi disponibilizado o calendário com os meses de saque somente para os nascidos até junho. Depois de junho, os saques poderão ser feitos no mês de aniversário do trabalhador. Com o saque-aniversário, os trabalhadores que têm dinheiro no FGTS poderão receber anualmente os pagamentos, tanto em contas ativas quanto inativas. Assim, para quem tem recursos de até R$ 500, terá 50% do saldo disponibilizado. Quanto mais alto o valor na conta, menor o percentual de retirada.
Quem nasceu em janeiro e fevereiro pode fazer a retirada dos valores de abril a junho de 2020; aqueles que nasceram em março e abril vão sacar de maio a julho de 2020; já os nascidos em maio e junho receberão os pagamentos de junho a agosto de 2020.
Saiba os limites dos saques anuais do FGTS -Foto: Reprodução/Ministério da Economia
O trabalhador poderá escolher ou não receber a parte do fundo anualmente a partir do ano que vem. Para isso, basta informar que optou pelo saque-aniversário à Caixa Econômica Federal a partir de outubro de 2019. Quem não comunicar a Caixa permanece na regra anterior.
Caso resolver migrar para a modalidade, o beneficiário não pode sacar o FGTS se o contrato de trabalho for rescindido. Já quem resolver fazer os saques a cada ano, só pode retornar ao saque integral se for dispensado do trabalho sem justa causa após dois anos da migração.
PIS-Pasep
O saque total do recurso do PIS-Pasep será disponibilizado a partir de 19 de agosto, sem valor limitado.
Atualizada às 16h45