Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Família venezuelana é obrigada a viajar nos degraus de ônibus em BH; veja vídeo

    Vídeo realizado por passageira da linha 30 (Estação Diamante) mostra uma mulher refugiada com um bebê no colo sentada na escada

    Por Plox

    26/02/2022 11h09 - Atualizado há 4 meses

    Um vídeo que mostra uma família de venezuelanos sentada nos degraus da escada de um ônibus da linha 30 (Estação Diamante/Centro), de Belo Horizonte, viralizou nesta sexta-feira (25). A situação poderia até parecer normal para um brasileiro acostumado a coletivos cheios, mas as imagens mostram que uma das mulheres refugiadas segura um bebê e deveria ser considerada como prioridade para ocupar ao assento normal. 

    venezuelanos são obrigados a viajar em degraus de ônibus

     

    As imagens publicadas pelo perfil @yaizella no Twitter tiveram mais de 2 mil curtidas e 500 compartilhamentos. “Na linha 30 (Direto - Diamante) imigrantes venezuelanos são diariamente assediados e verbalmente agredidos pela população. São proibidos de usar os assentos e até mesmo forçados a descer do coletivo. Adultos, crianças e bebês”, diz a publicação.

    O vídeo foi feito pela empregada doméstica Paola dos Santos Souza, 31, às 7h desta sexta, enquanto seguia para trabalhar. Ela contou à reportagem que decidiu fazer as imagens para denunciar os ataques que os refugiados venezuelanos sofrem a todo momento nos coletivos de Belo Horizonte. Passou o vídeo para a patroa, que publicou no Twitter em seguida. 

    Segundo a autora das imagens, os imigrantes sofrem humilhações diárias. São obrigados a ficar em pé ou viajar nos degraus por conta de xingamentos que ouvem de outros passageiros.

    “Essa não é a primeira vez em que acontece isso. Dia desses teve uma mulher que expulsou eles do ônibus, dizendo que eles ficam o dia inteiro na rua pedindo um real enquanto ela tem que trabalhar. E ninguém fez nada. Não adianta discutir, tem muita gente contra eles”, afirmou Paola.

     

    Para ela, é um absurdo tratar dessa maneira famílias inteiras que vieram para o Brasil para escapar de uma triste realidade na Venezuela. “Eles vêm para cá para procurar melhoria para a vida deles, porque lá a vida está precária. Da mesma forma que a gente não quer passar por uma situação dessas em outro país”, completou.

    Entre os perfis que comentaram o vídeo, estava o da vereadora Duda Salabert (PDT), que prometeu se inteirar melhor sobre a violência direcionada aos refugiados. “Sinto-me envergonhada e indignada ao ver essas imagens. Nosso mandato buscará informações sobre essas violência que estão ocorrendo.  Parabéns por tornar pública essa denúncia!”

    De acordo com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), instituição católica que oferece ajuda a imigrantes, mais de 400 refugiados venezuelanos vivem na região metropolitana de Belo Horizonte.

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/familia-venezuelana-e-obrigada-a-viajar-nos-degraus-de-onibus-em-bh-veja-video-1.2621909
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]