Covid-19: Opas não recomenda uso de cloroquina e hidroxicloroquina

26/05/2020 21:32

Organização Pan-Americana da Saúde alerta risco de arritmias cardíacas no consumo do medicamento

Estados Unidos - Gerente de Incidentes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Sylvain Aldighieri, afirmou, nesta terça-feira, que a entidade não tem recomendado o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. Durante entrevista coletiva virtual da entidade, Aldighieri lembrou que na última semana surgiram artigos científicos em duas publicações importantes, British Medical Journal e The Lancet, mostrando que os medicamentos não seriam eficientes e também aumentariam o risco de arritmias cardíacas.

Cloroquina não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus e pode causar problemas cardíacos - Reprodução

Cloroquina não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus e pode causar problemas cardíacos - 

O gerente lembrou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu suspender os testes com hidroxicloroquina em seu ensaio clínico Solidariedade (Solidarity Trial). A OMS afirmou que irá revisar sua postura sobre esse medicamento, à luz das informações já disponíveis nos testes, para anunciar em até duas semanas sua posição sobre ele.

O gerente da Opas lembrou que alguns países, de qualquer modo, têm incluído a hidroxicloroquina em seus estudos contra a covid-19.

Fonte: https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2020/05/5923324-covid-19--opas-nao-recomenda-uso-de-cloroquina-e-hidroxicloroquina.html