Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Entidade promove testes para encontrar pessoas ‘superinteligentes’ em BH

    Associação que reúne pessoas superdotadas em todo o Brasil promove testes na capital mineira para encontrar pessoas com o QI acima da média; veja como se candidatar

    Por Plox

    26/05/2022 14h08 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Você se considera inteligente e com capacidades que se distinguem dos demais? Talvez seja a hora de encarar um teste de quociente de inteligência (QI) para, quem sabe, descobrir se você pode fazer parte do distinto grupo de pessoas ‘superinteligentes’. Para quem mora em Belo Horizonte, a Associação Mensa Brasil - entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais no país - realiza testes no próximo sábado (28) para tentar captar novos membros.

    A entidade está em busca de pessoas com 17 anos ou mais e que cursem ou que tenham formação no ensino superior. O local do teste é informado de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

    A associação é a filiada brasileira oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. A entidade está presente em cerca de 100 países e conta com, aproximadamente, 145 mil membros. No Brasil, são cerca de dois mil associados. Somente neste ano, o grupo aceitou 19 superinteligentes que foram descobertos nos pais.

     

     

    Superdotados apresentam desempenho superior a 98% das pessoas de sua idade nos testes de inteligência

    E como saber se você faz parte?

    Segundo Cadu Fonseca, vice-presidente Mensa Brasil, há sinais que podem ser observados em crianças e adultos que indicam um ‘superinteligente’ em potencial.

    PUBLICIDADE

    “Se a pessoa tem uma alta capacidade mental é possível perceber através do comportamento. No caso das crianças, um bom indicativo é perceber se ela está agindo acima do esperado para a idade. Para os adultos, ter uma memória de longo prazo acima do normal é um bom indicativo pois estamos falando da mesma área do cérebro em processos distintos”, explica.

    Para o presidente da Mensa, Rodrigo Sauaia, o grupo dos superdotados não é homogêneo e aceita qualquer pessoa que se enquadre nos requisitos de inteligência exigidos. “Isso faz da nossa entidade um ambiente muito diverso, dinâmico e inclusivo”, comenta Sauaia. A Associação Mensa Brasil tem levantado dados e informações, para ajudar a traçar um perfil dos superinteligentes no Brasil.

    Em média, a população brasileira apresenta QI de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos, ou seja, numa faixa entre 85 e 115 pontos. Pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam QI muito acima dessa média. Os valores podem variar para cada país e também de acordo com os diferentes tipos de testes existentes.

    PUBLICIDADE

    Para se tornar membro da Associação Mensa Brasil, o candidato precisa estar no percentil 98 ou superior, ou seja, nos 2% maiores resultados de QI da população. Como a pontuação do teste varia de acordo com a metodologia utilizada, não há um único número mínimo de QI para se tornar membro, isso varia conforme a situação. 

    Serviço

    Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil

    Data: 28 de maio de 2022, às 10h

     

    O local do teste é informado individualmente aos candidatos confirmados.

    Para inscrições, acesse site www.mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

    Notícias exclusivas e ilimitadas

     

     

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/entidade-promove-testes-para-encontrar-pessoas-superinteligentes-em-bh-1.2674087
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]