Oficina em Timóteo reúne cerca de 55 pedagogos e discute transição para o Ensino Fundamental

Formação promovida pela Secretaria de Educação ocorreu na segunda-feira (25) e abordou a legislação vigente, como a BNCC, com participação de profissionais de redes municipal e estadual.

26/05/2026 às 16:55 por Redação Plox

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo realizou, na última segunda-feira (25), uma oficina voltada a discutir os desafios e as diretrizes da passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A atividade, intitulada “Transição Infantil – Fundamental”, ocorreu na sede da Secretaria da Educação e integrou a programação de formação continuada destinada à Educação Infantil.

26.05 - Oficina debate transição da educação infantil para fundamental

Foto: Divulgação

Promovida por meio do Projeto Integrador – Educação 360° em movimento, a iniciativa reuniu pedagogos de escolas municipais e estaduais, além de profissionais que atuam em UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil), CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e creches conveniadas. O encontro foi aberto também à rede estadual devido à relevância do tema.

26.05 - Oficina debate transição da educação infantil para fundamental

Foto: Divulgação

Projeto busca integrar ações da rede

Desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundação APERAM Acesita, o Projeto Integrador tem como proposta ampliar a interação entre os diferentes projetos executados nas escolas da rede municipal, conectando iniciativas e fortalecendo o trabalho pedagógico.

Participação de pedagogos e foco nas diretrizes

A oficina aconteceu nos turnos da manhã e da tarde e envolveu cerca de 55 pedagogos que atuam tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Durante as atividades, foi destacada a importância de que as ações relacionadas a essa etapa de transição estejam amparadas pela legislação vigente, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com as orientações presentes nesse documento, a transição deve considerar as singularidades das crianças, as formas diversas de relação com o conhecimento e as mediações características de cada etapa escolar.

26.05 - Oficina debate transição da educação infantil para fundamental

Foto: Divulgação

Condução da oficina

A formação foi conduzida pela consultora e psicanalista Marli Andrade, doutora em Psicologia Social e em Educação Social.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a