Quem é Kelmon Luís, candidato do PTB que se autodenomina padre
Recentemente a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil afirmou que o candidato não tem vínculo com a instituição
Por Plox
26/09/2022 12h16 - Atualizado há mais de 2 anos
No último sábado (24), um candidato chamou a atenção durante o debate organizado pela CNN, Estadão, SBT e outros veículos de comunicação. Trata-se de Kelmon Luís da Silva Souza, o Padre Kelmon.
Porém, apesar de usar publicamente insígnias da tradição siríaca ortodoxa, o padre Kelmon não tem nenhum vínculo com a Igreja Ortodoxa, segundo nota oficial assinada por Dom Tito Paulo, Arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil.
“O referido candidato não é membro da nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil em nenhuma de suas paróquias, missões ou obras sociais, bem como não é e nunca foi seminarista ou membro do clero de nossa igreja em nenhum dos três graus ( diácono,presbítero/padre e bispo), quer no Brasil, quer em qualquer outro país”, afirmou a nota.
Ainda de acordo com a nota, o candidato petebista “nunca foi leigo ou clérigo” de nenhuma das “igrejas irmãs” da instituição. Mas afinal, quem é o postulante ao cargo de chefe do executivo?

Baiano e natural de Acajutiba, Kelmon tem 45 anos. Inicialmente padre kelmon seria vice de Roberto Jefferson, que teve seu registro a candidatura negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que alegou Roberto está inelegível para disputar qualquer eleição até 24 de dezembro de 2023, devido aos efeitos secundários da condenação criminal imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a biografia do presidenciável divulgada por seu partido, o padre ajudou na pastoral das crianças e, em 2003, tornou-se ortodoxo. Kelmon conheceu o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, em 2020. 10 anos antes, Kelmon Luís participou de uma ação contra o aborto, uma das principais pautas levantada pelo candidato durante o debate.
O petebista tem o mesmo plano de governo de Roberto Jefferson e conforme o site do TSE, declarou R$ 8.548,13, em bens. O candidato tem também uma ligação com o movimento integralista, conforme aponta o historiador e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Em um post feito pelo docente em seu perfil no Twitter, foi revelado que Kelmon foi um dos palestrantes no 4º Congresso Nacional do movimento integralista, no início de 2012.


Padre Kelmon cumpre agenda em Minas
Nesta segunda, o candidato à presidência junto de seu vice, Pastor Gamonal, cumpriram agenda em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Segundo a assessoria, Kelmon está no município mineiro desde às 11h (horário de Brasília). O presidenciável fará uma caminhada na rua Halfelf e lançará nacionalmente o ‘pacto pela vida’ durante seu comício. Conforme apoiadores, o petebista também se encontrará com lideranças da igreja católica e evangélica da cidade.