Lula pode desfilar em carro blindado no dia da posse

Equipe de Lula já garantiu que esquema de segurança será reavaliado

Por Plox

26/12/2022 16h17 - Atualizado há mais de 1 ano

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve percorrer trajeto no dia da posse em carro blindado. Pessoas próximas ao petista estão relutantes a ideia de Lula desfilar em carro aberto.

É uma tradição o presidente eleito cumprimentar apoiadores e fazer trajetos Rolls Royce presidencial da Catedral de Brasília vai até o Congresso e do Congresso segue até o Palácio do Planalto.

Lula durante posse eleitoral ao lado de sua ex-esposa. Foto:  Reprodução / Biblioteca da Presidência

 

"A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá". Essa foi uma publicação  no Twitter de Flávio Dino (PSB), futuro ministro do governo Lula, apontando que irá ter mudanças no esquema de segurança no dia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Lula ao lado de Janja, futura primeira dama do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert.

 

A decisão ocorreu logo após a tentativa de explosão de uma bomba próxima ao aeroporto de Brasília. O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, afirmou que formará grupos especiais de combate ao terrorismo e ao armamentismo. "Irei propor que o procurador-geral da República e o Conselho Nacional do Ministério Público constituam grupos especiais para combate ao terrorismo e ao armamentismo irresponsável. O Estado de direito não é compatível com essas milícias políticas", disse.

"Os graves acontecimentos de on

tem (sábado) em Brasília comprovam que os tais acampamentos 'patriotas' viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas, com a velocidade possível", enfatizou. "O armamentismo gera outras degenerações. Superá-lo é uma prioridade.". Disse Dino ao se referir aos acampamentos bolsonaristas, em especial o montado no QG do Exército em Brasília.

Policiais federais que trabalham na proteção do presidente eleito já trabalhavam como risco que Lula pode correr no dia 1º de janeiro. Com o episódio que ocorreu em Brasília no último final de semana, quando o empresário de 54 anos produziu uma bomba, que foi colocada por terceiros em uma carreta carregada com combustível próximo ao aeroporto de Brasília

 


 

Destaques