Protesto após morte de dois trabalhadores tem tiros de borracha e tentativa de bloqueio na BR-101 em São Gonçalo

Manifestação na manhã de quarta (27) terminou com intervenção da PM; ônibus foi imobilizado na pista e uma faixa seguia interditada até a última atualização.

27/05/2026 às 12:53 por Redação Plox

Um protesto na BR-101, em São Gonçalo (RJ), terminou com intervenção da Polícia Militar e disparos de munição menos letal na manhã desta quarta-feira (27). A manifestação ocorreu na altura do bairro Jardim Catarina, após a morte de dois homens baleados durante uma ação policial na região conhecida como Ipuca, segundo a TV Globo.

Imagens exibidas ao vivo mostraram um grupo jogando entulho na pista e tentando interromper o tráfego. Em um dos momentos de maior tensão, manifestantes abordaram um ônibus, retiraram as chaves do veículo e tentaram usá-lo como barricada, ainda de acordo com a reportagem. 


Protesto na BR-101, em São Gonçalo (RJ), terminou com intervenção da Polícia Militar e disparos de munição menos letal na manhã desta quarta-feira (27).

Foto: Redes Sociais


Ônibus usado como barricada e uma faixa interditada

Com o coletivo parado na via, o bloqueio parcial chegou a afetar o sentido Rio de Janeiro. Até a última atualização divulgada pela emissora, uma faixa permanecia interditada por causa do ônibus imobilizado sem as chaves. Apesar dos disparos, não havia registro de feridos no protesto.

Uma testemunha relatou, na transmissão, que o motorista teria sido agredido durante a abordagem ao ônibus e que havia passageiros passando mal. Parte dos manifestantes correu em direção a uma área de mata após a intervenção policial.

Quem eram os homens mortos

Os dois homens mortos foram identificados como Marcelo da Cruz Silva, de 41 anos, e Edivan Felipe de Assis, de 46, conforme informou a TV Globo. Eles estariam saindo para trabalhar e seguiam em uma motocicleta quando foram atingidos por tiros durante a ação da PM na Ipuca, no Jardim Catarina.

Segundo o que foi apurado pela emissora com moradores, o tiroteio aconteceu entre 7h e 7h30 e a operação do 7º BPM (São Gonçalo) na comunidade teria relação com uma escolta para técnicos de uma empresa de telefonia que atuariam na retirada de antenas na região, em um trabalho previsto para vários dias.

Além do ato na BR-101, houve ainda tentativa de novo bloqueio na RJ-104, também em São Gonçalo, mas a Polícia Militar interveio e o protesto seguiu no acostamento, conforme a TV Globo. Até o momento, não havia sido divulgada atualização oficial adicional sobre o caso no material consultado pela reportagem.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a