Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Laboratório de Inovação e Soluções Unileste abre inscrições para novas empresas

    A inscrição vai até o dia 22 de julho

    Por Plox

    27/06/2022 08h12 - Atualizado há quase 2 anos

    O Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB) do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais, está com inscrições abertas para pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas, que buscam soluções estratégicas para problemas diversos nos campos da gestão, produção e prestação de serviços. As demandas recebidas serão avaliadas e, uma vez acatadas, poderão ser desenvolvidas já a partir do segundo semestre de 2022. Os interessados podem cadastrar suas solicitações no site: unileste.catolica.edu.br/unilab, até o dia 22 de julho. 
    Atualmente, o UNILAB desenvolve gratuitamente 10 projetos ligados a empresas dos setores alimentício, têxtil, mineral e de higiene e limpeza, com equipes multidisciplinares que envolvem mais de 40 estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Administração e Ciências Contábeis. Dentre os projetos em curso, há um deles no qual busca-se solução para o tratamento e reaproveitamento de efluente industrial por meio de técnicas sustentáveis que proporcionem bons resultados na remoção de contaminantes, com vistas a preservar o meio ambiente e agregar valor ambiental ao processo produtivo da empresa parceira. 

    Foto: Divulgação Unileste


    Segundo a docente do curso de Engenharia Química, Me. Jaqueline Lacerda da Silva, que integra o grupo de professores tutores desse projeto, os estudantes envolvidos já desenvolveram estudos teóricos, processos e equipamentos para solucionar os problemas demandados. "Eles projetaram, construíram e testaram nos laboratórios do Unileste, com sucesso, um reator Foto-Fenton para polimento do efluente, no qual após um processo de decantação para a separação dos sólidos suspenso, será aplicado um processo oxidativo avançado (POA). Este método proporciona tratamento para impurezas de difícil remoção", explica. 
    O pró-reitor Acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, destaca os benefícios da parceria entre empresas do Vale do Aço e a comunidade acadêmica. “É uma troca muito importante, pois permite à empresa solucionar problemas reais por meio do conhecimento científico e, aos estudantes, o desenvolvimento de competências e habilidades a partir de novas práticas já operadas no mundo do trabalho”.  

    Foto: Divulgação Unileste


    Como cadastrar sua demanda  
    Os interessados podem inscrever suas demandas no site unileste.catolica.edu.br/unilab, registrando-as em nome de uma pessoa jurídica, podendo ser de qualquer natureza (público ou privada) dos segmentos da indústria, do comércio, de serviços ou ONGs.  
    A partir do cadastro, a comissão responsável pelo UNILAB irá avaliar a demanda, selecioná-la e, em seguida, definir a equipe de atuação composta por professores, pesquisadores, universitários e demais profissionais. Uma vez avaliada e acatada a demanda, será realizada a assinatura do termo de aceite de cooperação técnica entre as partes para atuação conjunta no desenvolvimento do projeto, por meio de consecutivas reuniões, até a entrega final da solução. 
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]