Empresário de Ipatinga é convidado por Lula a integrar "Conselhão" Econômico

O CDESS, recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023 após ser extinto em 2019, reúne mais de 200 conselheiros de diversos setores da sociedade

Por Plox

27/06/2024 11h38 - Atualizado há 22 dias

Nesta quinta-feira, dia 27, Altair Vilar deverá ser oficialmente integrado ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). Com vasta experiência como empresário, especialmente na área de saúde popular, Vilar espera contribuir significativamente com as políticas públicas do governo federal. 

Vídeo: 


Ele se juntará a um seleto grupo de grandes empresários, incluindo Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan, Erasmo Carlos Battistella, empresário ligado ao agronegócio e ao biodiesel, João Martins da Silva Jr., pecuarista e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). 

Autor do livro Administração Solidária, Altair Vilar é fundador e presidente do Cartão de TODOS, empresa que oferece acesso à saúde com preços acessíveis para milhões de brasileiros. Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo social, ele planeja trazer ao Conselho propostas que beneficiem especialmente as pessoas de menor renda, incluindo os beneficiários do Bolsa Família. "Estou grato pela confiança e a oportunidade de atender ao chamado para servir ao País”, disse, entendendo que a participação no Conselho do Presidente Lula chega num momento em que o governo dá passos importantes na construção de projetos imprescindíveis.
 
“Desde já, pretendo trabalhar arduamente em propostas que conheço bem, como a saúde popular. Pretendo encaminhar algumas propostas que visam dar assistência maior às pessoas de renda extremamente mínima, as pessoas que recebem o Bolsa Família. Trabalhar mais próximo, discutir com os pares e ampliar bastante o campo de ação para fazer o melhor para o povo brasileiro”, antecipou o empresário ipatinguense se colocando também à disposição para discutir outros temas de relevância para o País. 

Foto: Divulgação


Altair Vilar, além de suas realizações empresariais, também possui uma história política e social rica, incluindo seu compromisso com a inclusão social e a melhoria da saúde para as pessoas menos favorecidas. O livro "Administração Solidária: DNA Solidário - Saúde, Educação e Lazer para Famílias de Baixa Renda", escrito pelo empresário, reflete a essência dos valores, missão e visão alinhados a um profundo senso de humanidade.

Foto: Divulgação


Quem é Altair Vilar?

Nascido em João Monlevade e criado em Ipatinga, Vilar é formado em Engenharia Eletrotécnica pela PUC Minas e Engenharia Industrial pelo UnilesteMG. Ele também possui pós-graduações em Administração e Organização, Administração Financeira e Administração Hospitalar, além de ter participado de cursos e estágios internacionais em países como Uruguai, Argentina, França e Alemanha. Altair Vilar tem ainda uma longa trajetória política e sindical. Foi vereador, vice-prefeito de Ipatinga e dirigiu o Clube de Investimentos da Usiminas e presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga.

Inclusão social
O CDESS, recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023 após ser extinto em 2019, reúne mais de 200 conselheiros de diversos setores da sociedade, com a missão de representar a diversidade e dar suporte à formulação de políticas públicas. "Nenhum governo, por mais competente, responsável e humanista que seja, é capaz de resolver sozinho os problemas de um país. Por isso, a convocação deste Conselho e de outras instâncias de participação popular é fundamental", afirmou Lula durante o anúncio do Conselho.

Com a adição de Altair Vilar, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável reforça seu compromisso com a inclusão social e a sustentabilidade, buscando soluções inovadoras para os desafios do Brasil. "A presença de líderes empresariais e sociais no CDESS promove um ambiente de diálogo plural, essencial para a construção de políticas públicas eficientes e justas", destacou Vilar. 
Sua integração ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) destaca sua capacidade de impactar positivamente as políticas públicas do governo federal, especialmente na área de saúde popular.

Destaques