Justiça determina fidelidade entre sanduíches de propaganda e realidade

Empresas de fast food sob escrutínio por diferença gritante entre imagens promocionais e produto entregue. Desilusão gastronômica

Por Plox

27/09/2023 11h28 - Atualizado há mais de 1 ano

Quem nunca se sentiu decepcionado ao receber um lanche em uma rede de fast food que pouco se assemelha ao exibido nas imagens do cardápio? Uma tendência crescente nos Estados Unidos busca combater essa prática. De acordo com informações da CNN Brasil, advogados estão movendo ações coletivas contra várias redes de fast food, alegando que estas deturpam a aparência dos alimentos em suas propagandas.

 

Pixabay

Entre as empresas citadas em processos estão grandes nomes como Taco Bell, Wendy’s, Mc Donald’s, Burger King e Arby’s.

Evidências visuais

Para sustentar suas alegações, os advogados estão apresentando nos processos comparações fotográficas entre os alimentos apresentados nas peças publicitárias e o produto real. Nas propagandas, os alimentos são apresentados de maneira mais atrativa, com hambúrgueres suculentos, queijos derretidos e tomates frescos, enquanto os produtos reais frequentemente deixam a desejar, apresentando hambúrgueres finos e queijo não tão derretido.

James Kelly e Anthony Russo são dois advogados que têm se destacado nessa cruzada contra a publicidade enganosa das redes de fast food. O trabalho deles incentivou outros profissionais a seguirem o mesmo caminho.

Questionamentos além da imagem

Além da aparência, a descrição dos produtos também tem sido alvo de questionamento. Spencer Sheehan, por exemplo, moveu ações coletivas contra produtos que mencionavam "baunilha" em suas descrições, mas não continham o ingrediente em sua composição.

O que é um "consumidor razoável"?

Os advogados argumentam em juízo que as propagandas enganosas são capazes de iludir um "consumidor razoável". Em resposta a essa alegação, a Burger King, uma das redes processadas, declarou que "consumidores razoáveis sabem" que as imagens publicitárias são feitas para que os produtos pareçam o mais apetitosos possível. A empresa defende que os hambúrgueres em sua publicidade são os mesmos servidos em suas lojas, contrariando as alegações de publicidade enganosa.

Destaques