Oficinas do Sebrae impulsionam digitalização de pequenos negócios no Vale do Aço

Programa Digital Biz oferece capacitações presenciais em Timóteo, Ipatinga e Fabriciano para alavancar presença online de empreendedores

Por Plox

28/03/2025 13h20 - Atualizado há 4 dias

A digitalização dos pequenos negócios avança no Vale do Aço com o apoio direto do Sebrae Minas, que está promovendo oficinas presenciais voltadas para capacitar empreendedores da região. O programa Digital Biz é uma das iniciativas que vem oferecendo ferramentas práticas e conteúdo estratégico para melhorar a presença digital das marcas e ampliar os resultados no ambiente online.


Em um cenário onde seis em cada dez empreendedores mineiros afirmam que pretendem investir em digitalização nos próximos 12 meses, conforme aponta pesquisa do Sebrae Minas, o maior desafio identificado é a escassez de recursos, aliada à dificuldade em encontrar soluções tecnológicas adequadas e à falta de conhecimento.


Pensando nisso, o Sebrae estruturou uma programação que inclui consultorias, incentivo à inovação e capacitações específicas. Em Timóteo, por exemplo, será realizada nos dias 23 e 24 de abril, em parceria com a ACE/CDL, a oficina Funil de Vendas, que apresentará estratégias para atrair e fidelizar clientes, desenvolver a jornada de compra e mensurar resultados. Inscrições pelo telefone (31) 3849-9898.


Já em Ipatinga, a oficina “Facebook, Instagram e WhatsApp para Negócios” será promovida nos dias 9 e 10 de junho, oferecendo conhecimento sobre as principais ferramentas dessas redes sociais para potencializar resultados. As inscrições devem ser feitas na Loja do Sebrae.


Imagem Foto: Divulgação


Coronel Fabriciano também receberá três capacitações presenciais no Hub Fabri, em parceria com a prefeitura. A primeira delas acontece nos dias 26 e 27 de junho e aborda o uso das redes sociais no fortalecimento dos negócios. Em seguida, nos dias 10 e 11 de julho, a oficina “Posts que Atraem” ajudará empreendedores a consolidar a identidade de marca. Por fim, nos dias 23 e 24 de julho, será ministrada a oficina “O Texto Vendedor”, com foco em técnicas de escrita persuasiva. Inscrições podem ser feitas pelos telefones (31) 3406-7460 / (31) 3406-7460.


Todas as oficinas têm carga horária de oito horas e garantem certificado aos participantes que concluírem a capacitação.


Os dados da pesquisa “Digitalização nos Pequenos Negócios”, realizada em fevereiro de 2025, mostram que 60% dos entrevistados entendem a digitalização como algo que envolve tanto o uso de ferramentas para promoção externa quanto para processos internos, como automação. A principal área em que os empreendedores desejam investir é o marketing digital (40%), seguida pela automação de processos (27%) e capacitação de equipes (24%).


No entanto, ainda é tímida a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e softwares de automação. Apenas 35% dos entrevistados afirmam utilizar algum tipo de ferramenta de automação, enquanto 27% usam IA, especialmente para produção de conteúdo e ações de marketing.


Redes sociais são amplamente utilizadas por 78% dos pequenos negócios para relacionamento com clientes e promoção de produtos e serviços. Instagram, Facebook e WhatsApp Business são os canais mais adotados. Cerca de 48% dos empreendedores já investiram em tráfego pago. Além disso, 32% dos negócios já atuam com e-commerce, enquanto 25% ainda operam exclusivamente em lojas físicas e 43% não participam de nenhuma modalidade de venda.


Com ações como o Digital Biz, o Sebrae Minas busca transformar esse cenário, oferecendo meios concretos para que os empreendedores do Vale do Aço se tornem mais competitivos e preparados para o ambiente digital.


Destaques