Ipatinga

tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    WhatsApp Comunidades: o que é e por que tão polêmico?

    Lançamento do novo recurso no Brasil ocorrerá somente após finalizadas as próximas eleições, marcadas para outubro.

    Por Plox

    28/04/2022 11h15 - Atualizado há 2 meses

    O WhatsApp anunciou o lançamento de série de novidades para os próximos meses, entre elas a função WhatsApp Comunidades. O recurso vai permitir o envio de avisos para milhares de usuários ao mesmo tempo, por meio da reunião de vários grupos.

    Atualmente, os grupos do aplicativo de mensagens mais usado no país permitem a participação de até 256 membros. O Telegram, maior rival da plataforma, aceita até 200 mil participantes por grupo.

    Ainda não há detalhes sobre a quantidade de grupos que poderão ser adicionados a uma comunidade, mas o mensageiro citou “limites razoáveis”. As mudanças incluem mais poder para os administradores e têm como foco atender pessoa com os mesmos interesses, como escolas, empresas e congregações religiosas.

     


     

    Embora a função esteja em fase de testes e seu lançamento mundial tenha previsão para 2022, ela só deve chegar ao Brasil após as próximas eleições.

    Polêmica

    O aplicativo não permite o reencaminhamento de mensagens para mais de um grupo por vez, decisão tomada para reduzir “significativamente a disseminação de desinformação que possa ser prejudicial nos grupos”.

    Com o lançamento do WhatsApp Comunidades, essa possibilidade possivelmente voltará a existir, já que a opção vai reunir diversos círculos de usuários sob um grande guarda-chuva.

    A empresa confirmou o adiamento do recurso no Brasil e disse ter informado ao Tribunal Superior Eleitoral que não fará mudanças antes das eleições. O órgão fechou acordos com Facebook, Instagram e outras redes sociais para impedir a propagação de notícias falsas.

     


     Bolsonaro critica decisão

    Após o anúncio de adiamento, o presidente Jair Bolsonaro criticou o WhatsApp e chamou de “censura” os acordos feitos com o TSE. Representantes da empresa que se reuniram com o presidente garantiram que o adiamento foi uma decisão corporativa, sem influência do órgão.

    “É importante ressaltar que a decisão sobre a data de lançamento deste recurso no Brasil foi tomada exclusivamente pela empresa, tendo em vista a confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo. Essa decisão não foi tomada a pedido nem por acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirmou o WhatsApp .

    “Continuaremos a avaliar o momento exato para o lançamento da funcionalidade no Brasil e comunicaremos a data quando estiver definida. Reafirmamos que isso só acontecerá após as eleições de outubro”, acrescentou.

    Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/04/whatsapp-comunidades-o-que-e-e-por-que-tao-polemico/
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]