Criminoso que está na lista dos mais procurados em MG é preso no Tocantins

Em sua extensa ficha criminal, o homem ainda tem envolvimento com a quadrilha do Novo Cangaço

Por Plox

28/05/2022 09h55 - Atualizado há quase 2 anos

Uma ação integrada do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e das polícias Militares de Minas e do Tocantins resultou na prisão de um dos criminosos mais procurados de Minas, integrante da quarta lista do programa Procura-se. A operação, realizada nessa quinta-feira (26) no município de Araguaína (TO), cumpriu mandado de prisão contra Joldean Lopes de Oliveira, o décimo a ser preso da atual lista dos alvos prioritários do Sistema de Segurança Pública de Minas.

Também conhecido como Nego, Joldean, de 34 anos, tinha como atuação criminal ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores, crime conhecido como Novo Cangaço. Foi condenado pela Justiça por participar de uma quadrilha que atuou em Alterosa, no Sul de Minas. Na sua ficha criminal consta ainda roubo, furto, arrombamento, organização criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e explosão de caixas eletrônicos. Maranhense de Estreito, possuía atuação nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.

Militares da Diretoria de Inteligência e do Comando de Avião do Estado, ambos da PMMG, realizaram, com apoio da PM do Tocantins e de integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), uma operação para cumprir o mandado de prisão. A ação faz parte de um conjunto de operações, orientadas pela atividade de Inteligência da PMMG, desenvolvidas pelo comando da corporação e direcionadas ao combate qualificado dos crimes de homicídios no estado. Operações semelhantes foram realizadas recentemente em Sobradinho (BA), Joinville (SC), Rio das Ostras (RJ) e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é prender criminosos de alta periculosidade procurados pela Justiça mineira por envolvimento com crimes violentos, como homicídios, ataques a instituições financeiras e tráfico de drogas.

Foto: Divulgação PMTO

 

Procura-se

A quarta edição do programa Procura-se, lançada no fim de abril de 2021, inclui 21 alvos considerados prioritários para o Sistema de Segurança Pública de Minas - dez deles já foram presos. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias pelo telefone 181.

O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Estado.

Os procurados desta edição foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no estado e assaltos armados a bancos - prática denominada Novo Cangaço. Além da prisão, a divulgação dos alvos traz o benefício de inibir a circulação desses criminosos.

Foto: Sejusp / Divulgação

 

181 Disque Denúncia

Ao ligar gratuitamente para o 181 Disque Denúncia para dar informações sobre um dos procurados, o cidadão tem seu sigilo e anonimato garantidos. Ele poderá fornecer detalhes sobre onde atuam, veículos que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários, onde foram vistos ou qualquer detalhe que possa contribuir com o trabalho das forças de segurança.

 

Destaques