Por Plox
28/05/2022 10h10 - Atualizado há 2 mesesMais de 3,6 mil casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas duas semanas em Belo Horizonte. Em 15 dias, o município apresentou um aumento de 53% na incidência de casos para cada 100 mil pessoas. Também foram registrados 13 óbitos causados pela doença, no mesmo período. Em meio ao constante crescimento dos números, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirma que pode rever os protocolos sanitários.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado, nesta sexta-feira (27), pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o índice passou de 51 casos acumulados por 100 mil habitantes, no dia 10 de maio, para 78,5 na última quarta-feira (25).
De acordo com o infectologista Leandro Curi, o abandono precoce do uso de máscaras contribuiu para o salto nos números. “Como o poder público permitiu, a população entendeu que está tudo liberado para viver normalmente, com shows, jogos em estádios, bares. Foi um prato cheio para a ômicron”, avalia.
O especialista explica que, além da proteção da vacina, a variante ômicron tem uma natureza menos letal. Ainda assim, ele alerta para a possibilidade de ser infectado várias vezes pelo vírus. “Estamos enfrentando subvariantes da ômicron e elas não conferem imunidade. Geralmente, quando a pessoa se infecta com uma, pode se infectar com outra logo em seguida”, detalha.
Ao todo, já foram 82.738 casos confirmados em Belo Horizonte, em 2022. A capital também registra 427.849 casos notificados e 576 óbitos neste ano.
O boletim epidemiológico também informa que 99,7% da população adulta de BH já foi vacinada com a segunda dose. No entanto, o cenário é diferente quando se trata da vacinação infantil. No grupo de 5 a 11 anos, somente 54,3% recebeu a segunda dose do imunizante.
Segundo Leandro Curi, essa baixa cobertura vacinal infantil contribui para o aumento dos números. “As escolas acabam funcionando como um local para perpetuar infecção, já que geralmente as crianças não usam máscaras. Cabe às escolas, pais e responsáveis garantir que as crianças sejam vacinadas”, avalia.
Nas últimas 24 horas, o Estado de Minas Gerais confirmou 4.580 casos de Covid-19. Também foram registrados 11 óbitos nesse mesmo período. Ao todo, são 3.398.570 casos confirmados e 61.533 óbitos em Minas Gerais.
A quantidade de novos casos em 24 horas é mais de 14 vezes maior do que o era registrado no início de maio. No primeiro dia do mês, eram 309 infecções confirmadas no mesmo período.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que nas últimas semanas o número de notificações e confirmações de Covid-19 tem apresentado aumento. A situação é acompanhada pela SMSA e, caso seja necessário, e de acordo com dados epidemiológicos e informações estatísticas, os protocolos sanitários poderão ser revistos. No momento serão mantidas as medidas implantadas.
Em relação ao Boletim, desde o término do decreto de calamidade pública, as atualizações dos dados são feitas duas vezes na semana, sendo às terças e sextas-feiras. A respeito do número de casos, constavam dados represados que foram atualizados no boletim desta sexta-feira, 27 de maio.