Coronel Fabriciano ganha o Hub Fabri, novo espaço público de negócios e tecnologia

Hub Fabri oferece, de forma gratuita, suporte e infraestrutura para capacitação, apoio ao empreendedorismo, networking e inovação

Por Plox

28/05/2024 16h44 - Atualizado há cerca de 2 meses

Novo espaço público de negócios e tecnologia de Fabriciano, o Hub Fabri foi inaugurado segunda-feira, (27). O evento contou com a presença de lideranças, representantes do poder público, empresas âncoras e de instituições de fomento ao empreendedorismo, inovação e educação da região.

 

Foto: Divulgação/PMCF

Instalado no Centro (Rua Dr. Querubino, 242 – em frente à Casa Paroquial), o Hub Fabri materializa o projeto da Prefeitura de ter um endereço permanente para as conexões do segmento e geração de negócios no município. São 1.000 m² de espaço criado para conectar empreendedores, empresários e agentes de inovação, oferecendo suporte e infraestrutura de forma gratuita.

 

 O Hub Fabri é um espaço pensado para capacitação, suporte ao empreendedorismo, networking e inovação. Sua missão é acelerar e sustentar o desenvolvimento social e econômico do município a partir da melhoria do ambiente de negócios e do ecossistema de inovação. O município de Fabriciano é o primeiro do Vale do Aço a implantar um equipamento público nestes moldes.

Foto: Divulgação/PMCF

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius destacou que a iniciativa é um importante passo para o desenvolvimento e o empreendedorismo. “O Hub Fabri vai contemplar a classe empresarial, sobretudo, os pequenos e médio empresários os conectando com políticas públicas do Estado e do Município, e outros parceiros, tudo sem burocracia. O Hub Fabri foi uma decisão tomada em 2018 e agora, junto ao Estado, estamos inaugurando para auxiliar o empreendedor em sua necessidade”, resumiu o Dr. Marcos Vinicius.

 

INVESTIMENTOS E CONEXÕES

 

De acordo com Bruno Araújo, sub-Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, o Hub Fabri será uma peça fundamental no fortalecimento do tecido empresarial do município e região, além de servir como um espaço de apoio e estímulo à pesquisa e ao ecossistema de inovação. Outra função do Hub Fabri é atrair e receber investimentos para o município.

 

“O Estado tem vários programas voltados para tecnologia, não apenas para atender empresas de base tecnológica ou startup, mas para todos os setores produtivos. Ou seja, empresas de qualquer setor serão beneficiadas não só no município como em toda a região. O prefeito tem feito um grande trabalho e nós, do Estado, queremos potencializar com programas de ciência, tecnologia e inovação”, reitera o representante do Estado.

Foto: Divulgação/PMCF

Presente no evento, Bruno Portela, Procurador Federal, membro da AGU e Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou que os Hubs favorecem a aplicação das políticas públicas de inovação, principalmente dos Marcos Legais de Ciência, Tecnologia e Inovação e das Startups.

 

“O objetivo destas legislações em ambientes como este, que fomentam a inovação dentro dos municípios, é linkar o poder público, a comunidade científica (faculdades e pesquisadores), e a iniciativa privada. E hoje, está presente aqui no município estes três pilares que geram a inovação que muito podem agregar para o empreendedorismo inovador na cidade”, completa Bruno Portela.

 

PARCERIAS E NEGÓCIOS

 

Diversos parceiros do município no Hub Fabri também marcaram presença na solenidade de inauguração do espaço. Dentre eles, o gerente Regional do Sebrae-MG do Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, que explicou possibilidades de apoios para negócios e inovação a partir da implantação do Hub.

 

“O Hub vai proporcionar vários insights, alternativas de capacitação, informação para que este caráter da inovação esteja cada dia mais embutido dos munícipes, do empresário. Também fará a atração de empresas de base tecnológica e startups conexões a fim de materializar seus projetos. A função do Sebrae, que estará presente no Hub, é desmistificar a inovação para a classe empresarial e para os futuros empreendedores”, explica o gerente Regional do Sebrae.

 

O Hub Fabri também tem apoio do Poder Legislativo, Universidades; Empresas Âncoras; SEBRAE, SENAC, SENAI, SENAR, FIEMG, EMATER, IMA, CREA, Associação Comercial, Sindcomércio, Conselhos de Municipais (CODECEL – Conselho de Desenvolvimento Econômico, CMDRS – Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável), COMTUR – Conselho do Turismo), Circuito Mata Atlântica de Minas dentre outros.

 

BOX:

HUB FABRI: O QUE É E COMO FUNCIONA?

O Hub Fabri dispõe de uma variedade de ambientes projetados para atender diferentes necessidades empresariais e tecnológicas. O local conta com coworking com 16 estações de trabalho; salas para videoconferência, de treinamento, de reunião; auditório; laboratórios de inovação e de informática; área de descompressão e rede wi-fi gratuita.

 

O secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Daniel Papa explica que o Hub Fabri é um espaço completo, acessível e gratuito para atender empreendedores, independentes do tamanho e nicho de negócio.

 

“O Hub Fabri é um tipo uma ‘UPA do empresário’. Aqui ele apresenta a sua necessidade, faremos um estudo de caso e vamos suprir a sua necessidade. Ou quando temos um problema, ele será internalizado e, em conjunto com os nossos parceiros, vamos está proporcionando a solução para estas empresas”, simplifica Daniel Papa.

 

O espaço de negócios e tecnologia de Fabriciano também é sede de serviços públicos focados nos empresários e geração de emprego e renda. Dentre eles, a própria Secretaria de Desenvolvimento, Sala Mineira do Empreendedor, Portal do Emprego e Circuito Mata Atlântica. A iniciativa ainda unirá ações físicas e digitais para assegurar o sucesso dos empreendedores, incluindo uma agenda de cursos, oficinas e workshops.

 

O Hub Fabri começa atender ao público a partir da próxima segunda-feira, 3/6, já com uma extensão agenda de cursos, oficinas e workshops. Tanto a inscrição para os cursos quanto o agendamento para uso dos espaços são gratuitas. Basta acessar o site: hub.fabriciano.mg.gov.br

 

HUB FABRI

Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico

Rua Dr. Querubino, 342, Centro, Coronel Fabriciano – MG.

Funcionamento: 9h às 18h

Telefone: (31) 3406-7460


 

Site: hub.fabriciano.mg.gov.br
 


 

Destaques