Exclusivo: pai de adolescente desaparecido relata à Plox tragédia em Antônio Dias
O menino de 12 anos segue desaparecido desde a madrugada do dia 25
Por Plox
28/12/2022 16h00 - Atualizado há quase 2 anos
Na tarde dessa terça-feira (27), o pai do adolescente Luan Gonçalves, Cláudio Rodrigues, deu uma entrevista exclusiva a Plox falando sobre o momento exato da tragédia em Antônio Dias, no estado de Minas Gerais.
A tragédia que aconteceu na madrugada do último domingo (25) deixou, até o momento, três vítimas fatais, um desaparecido, uma pessoa em estado grave e mais 10 feridos. De acordo com Cláudio Rodrigues, eles estavam em casa celebrando o natal quando tudo aconteceu.
“A gente estava em uma cerimônia em família, aí, daqui a pouco, tava todo mundo juntos lá e começou a cair um barranco, bateu na casa e desabou e ficou gente soterrada e a gente estava conseguindo tirar as vítimas de lá e indo para o lado da casa dos vizinhos”, relatou.
Ainda de acordo com Cláudio, ele pediu ao filho que não ficasse no local, mas o adolescente quis ajudar o pai e acabou sendo levado por um dos desabamentos que aconteceram. Na entrevista, ele ainda cita sobre outras pessoas que estavam juntos no momento.
“Nesse período que a gente estava saindo para a casa do vizinho caiu mais outro desabamento, onde foi que ficou algumas pessoas lá soterradas e a gente tentando salvar um, salvar outro e eu falei com meu filho para ir para um lugar mais seguro e ele falou que iria ficar junto comigo”, disse.
Acabou que neste momento já veio outro desabamento e jogou a gente pra baixo e a gente ficou meio sem força e sem conseguir sair e tentando tirar meu cunhado, a gente pegou uma madeira lá, eu e meu sobrinho, e tirou ele”, completou.
Na entrevista, a vítima ainda conta os momentos em que passou dentro da água, antes de ser socorrido e conseguir ficar sob uma árvore até que chegasse o resgate para conseguir sair do local. A entrevista completa pode ser assistida abaixo:
SOS Chuvas
A prefeitura de Antônio Dias montou um comitê de crise na Escola Municipal Crispiniano de Morais onde estão recebendo doações e os profissionais que trabalham nas buscas pelo local. As pessoas estão podendo doar direto os materiais ou o dinheiro via Pix/CNPJ: 40127488/OOO1-37. É importante que as pessoas que forem doar pelo Pix coloque na descrição “doação para vítimas da tragédia na Vila Carvalho”.
Réveillon cancelado
A Prefeitura de Antônio Dias, no Vale do Aço, informou que a tradicional festa de Réveillon da cidade foi suspensa temporariamente. O anúncio foi feito através de um vídeo publicado nas redes sociais, no final da tarde de ontem (27). Na gravação, o vice-prefeito Elcio de Almeida Ataíde (PSD), conhecido como Eltinho, e o prefeito Benedito de Assis Lima (PSD), conhecido como Ditinho, fizeram o anúncio do cancelamento da celebração.
O vice-prefeito disse que contou com o apoio da Câmara Municipal e da Defesa Civil e disse que o momento é de “respeito às vítimas, o enlutamento das famílias e o enlutamento de Antônio Dias". O prefeito afirmou que está suspendendo temporariamente a festa e pediu a compreensão dos moradores da cidade.
“Um momento é dolorido como esse, não é justo irmos para a praça comemorar. Peço a compreensão de você de Antônio Dias, estamos suspendendo temporariamente a nossa comemoração do Réveillon. É momento de rezar, agradecer a Deus pelas pessoas que sobreviveram dessa tragédia", concluiu o prefeito.
A festividade estava marcada para acontecer na praça Ana Angélica, no centro da cidade. A programação contava com dois shows na sexta-feira (30), e três apresentações musicais, além de show pirotécnico no sábado da virada (31).
Quarto dia de buscas
Na manhã desta quarta-feira (28) começou o quarto dia de buscas. Segundo informações repassadas pelo Tenente Marques do Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira, as equipes seguem as buscas visual em embarcação e percurso a pé/nado do córrego próximo do local da tragédia, sentido Represa de Sá Carvalho.
A corporação espera que a chuva cesse na região, para que o nível da água possa diminuir e contribuir para a procura do jovem.
Ao fim do dia de ontem (27), o Tenente Maques explicou como foi a dinâmica das atividades no terceiro dia de buscas e o foco no dia de hoje.