Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Alexandre de Moraes nega suspensão da posse de Nikolas Ferreira e outros deputados

Pedido foi feito por advogados do Grupo Prerrogativas

29/01/2023 às 17:53 por Redação Plox

Neste domingo (29), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido para suspender a posse dos deputados eleitos: Nikolas Ferreira (PL-MG), Silvia Waiãpi (PL-AP), Carlos Jordy (PL-RJ), Luiz Ovando (PP-MS), Marcos Pollon (PL-MS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), João Henrique Catan (PL-MS), Rafael Tavares (PRTB- MS), André Fernandes (PL-CE), Sargento Rodrigues (PL-MG) e Walber Virgolino (PL-PB).

Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

 

Após o parecer enviado neste sábado (28) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF, Moraes decidiu contra a suspensão da posse. O ministro disse que alguns dos deputados já estão sendo investigados pela corte.

Além disso, Moraes ainda afirmou que a contestação de diplomação deve ser feita por pelos partidos, candidatos, coligações e o Ministério Público. “Neste momento, eventuais consequências das condutas noticiadas em relação aos mandatos dos deputados federais nominados deverão ser analisadas no âmbito do conselho de ética da Câmara dos Deputados”, disse o ministro.

 

PGR defende direito de expressão de deputados e garante posse

Ontem, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou de forma contrária a um pedido de suspender a posse 11 deputados federais eleitos, após pedido apresentado pelo grupo de advogados denominado “Grupo Prerrogativas”.

Segundo o pedido, eles alegram que falas dos deputados estariam ligadas aos atos de manifestantes, ocorridos no dia 8 de janeiro deste ano. Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou na sexta-feira (27), o pedido de manifestação da PGR sobre o tema.

Em manifestação, assinada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, a PGR diz que a Constituição prevê imunidades aos parlamentares, garantindo que eles não sejam presos ou fiquem presos.

Neste sábado (28), Nikolas Ferreira, eleito com mais votos na última eleição, publicou em seu perfil no Instagram uma imagem, com a decisão da PGR. Foto: reprodução/ Instagram

 

Ainda conforme a manifestação, a PGR lembra que a Constituição prevê imunidades para opiniões, palavras e votos. “A Constituição prevê imunidades a deputados e senadores, inclusive por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Em relação à possibilidade de não haver posse dos eleitos, a PGR informou que a imunidade entra em vigor a partir da diplomação, ou seja, antes da posse. “A prerrogativa protege o congressista desde a expedição do diploma – portanto antes da posse – até o primeiro dia da legislatura seguinte”.


Pedido de Moraes
Na sexta-feira (27) o ministro Alexandre de Moraes solicitou uma análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre um pedido de um grupo de advogados para suspender a posse de deputados, alegando que eles teriam participado do ato do dia 8 de janeiro, onde manifestantes invadiram o Congresso, em Brasília-DF.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

No pedido, Alexandre de Moraes deu um prazo de 24 horas para a PGR apresentar uma resposta sobre o caso. A posse dos deputados está marcada para a próxima quarta-feira (1º).

Entre os deputados citados estão dois mineiros, Nikolas Ferreira e Sargento Rodrigues, ambos do partido de Bolsonaro (PL). Nikolas Ferreira, inclusive, foi o deputado federal mais votado do país na última eleição.

Compartilhar a notícia

Veja também
Ex-prefeito de Timóteo é alvo de ação por improbidade e prejuízo milionário ao município
POLíTICA

Ex-prefeito de Timóteo é alvo de ação por improbidade e prejuízo milionário ao município

Douglas Willkys é acusado de causar rombo de R$ 7,4 milhões com atos irregulares durante sua gestão em 2024

Projeto de Lula quer suspender redes sociais mesmo sem decisão judicial
POLíTICA

Projeto de Lula quer suspender redes sociais mesmo sem decisão judicial

Usuários nas redes sociais têm associado a proposta de Lula a uma tentativa de implantar no Brasil práticas típicas de regimes autoritários

Advogados de Bolsonaro prestam depoimento à PF por suspeita de obstrução
POLíTICA

Advogados de Bolsonaro prestam depoimento à PF por suspeita de obstrução

Paulo Cunha Bueno e Fábio Wajngarten são investigados por tentativas de influenciar delação de Mauro Cid

POLíTICA

Xuxa e Janja recebem Medalha de Mérito da Saúde de Lula

Premiação reconhece 22 personalidades e 10 instituições por suas contribuições à saúde pública no Brasil.

para você
Trump prepara nova fase de sanções contra ministros do STF
GERAL

Trump prepara nova fase de sanções contra ministros do STF

EUA avaliam incluir escritórios de advocacia das esposas de magistrados em novas medidas punitivas

Senac abre inscrições para 23 cursos gratuitos no Vale do Aço
EDUCAçãO

Senac abre inscrições para 23 cursos gratuitos no Vale do Aço

Capacitações em áreas como saúde, gestão, tecnologia e atendimento começam entre junho e setembro em Ipatinga e Coronel Fabriciano

Foto: Reprodução internet
EMPREGO

Cemig abre processo seletivo para Programa de Aprendizagem

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de outubro e serão 100 vagas distribuídas em cinco cidades

Nana Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro
FAMOSOS

Nana Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro

Internada desde julho de 2024 com arritmia cardíaca, a artista teve falência de múltiplos órgãos nesta quinta-feira (1º).