Empresa farmacêutica anuncia centro logístico em Minas Gerais

A companhia norte-americana AbbVie, uma das cinco maiores indústrias farmacêuticas do mundo

Por Plox

29/03/2023 15h35 - Atualizado há mais de 1 ano

A companhia norte-americana AbbVie, uma das cinco maiores indústrias farmacêuticas do mundo, anunciou a abertura de um centro logístico em Extrema, no Sul de Minas Gerais. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2023 e faz parte da estratégia da empresa para expandir sua presença nos mercados nacional e latino-americano. 

Segundo o Governo de Minas, a chegada da AbbVie ao estado foi viabilizada pela atuação da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Fundada em 2013, a AbbVie concentra-se em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de medicamentos e soluções para saúde nas áreas de Imunologia, Oncologia, Neurociência e Oftalmologia, além de serviços e produtos da Allergan Aesthetics, voltados à estética médica. Em 2021, a empresa investiu US$ 6,5 bilhões em P&D globalmente.

Foto: divulgação/ AbbVie

 

No Brasil desde 2014, a AbbVie possui mais de 30 projetos ativos de P&D, envolvendo aproximadamente 200 centros de pesquisa de todas as regiões do país e cerca de 1.000 cientistas brasileiros. Até 2025, a empresa planeja lançar 30 novos produtos e novas indicações de tratamentos no país.

Segundo Célia Rodrigues, diretora Financeira da AbbVie no Brasil, a escolha de Extrema para o centro de distribuição é estratégica, facilitando a logística e a distribuição de medicamentos em todo o país, além de melhorar o acesso de milhões de pacientes.

Adriano Carvalho, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, destaca que Minas Gerais vem colhendo os frutos de ações implementadas desde 2019 para melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos. Em 2022, o setor farmacêutico formalizou cerca de R$ 350 milhões em nove novos projetos no estado, com expectativa de gerar 600 empregos.

Carvalho ressalta a importância do setor farmacêutico em Minas Gerais, com grandes empreendimentos sendo construídos ou planejando expansão. O estado oferece recursos humanos e infraestrutura para que as empresas do setor operem de maneira competitiva, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da indústria farmacêutica na região.
 

Destaques