Romeu Zema participa de assinatura do termo de cooperação para o Distrito Industrial em Fabriciano

Governador também esteve em Ipatinga e Timóteo

Por Plox

29/07/2021 17h33 - Atualizado há mais de 2 anos

O último compromisso desta quinta-feira (29) do governador Romeu Zema, no Vale do Aço, foi em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Ele participou da assinatura do termo de cooperação para o Distrito Industrial da região. A solenidade ocorreu às 17h, no auditório Maria Angélica Rodrigues Nunes, no Complexo Administrativo da prefeitura.

Governador de Minas Romeu Zema ao lado do Prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius e do Deputado Federal Domingos Sávio - Foto: Danielle Soares

 

Segundo a prefeitura, o Parque Industrial Vale do Aço está em fase avançada de implantação. Além de Zema, também assinaram o documento, o prefeito Dr. Marcos Vinicius Bizarro e o vice-presidente da Federação das Indústrias Mineiras (FIEMG), Luciano de Araújo.

Veja o vídeo da visita do governador ao Vale do Aço;

 

 

O chefe do executivo destacou a importância da aliança com o governo estadual e disse que a criação do Parque Industrial é para corrigir um erro do passado. "Precisamos novamente sair e disputar como Terra Mãe do Vale do Aço. [...] Isso é uma oportunidade de fazermos com esse empreendimento", afirmou.

Prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius - Foto: Danielle/ Plox

 

 

Dentre os vários pontos tratados no Termo de Cooperação, está a proposição de estudos para oferecer incentivos fiscais e tributários para empresários interessados em se instalar no Parque Industrial. Para o projeto, foi criado também o site desenvolve.mg.gov.br. Nele, o interesse poderá ser manifestado por meio do preenchimento de um formulário.

O governador Romeu Zema parabenizou a iniciativa e destacou a geração de empregos. "Não resolvemos ainda o desemprego de todos os mineiros, mas pelo menos estamos no caminho certo", afirmou.

Ele ainda destacou a desburocratização que favoreceu, principalmente, o produtor rural. "Já escutei de grandes empresários que deixaram de investir em Minas, pois disseram que para investir deveriam apoiar um partido ou político. O que nós estamos fazendo é ao contrário. Estamos aqui para remover os obstáculos", complementou.

Governador de Minas Romeu Zema na assinatura do termo de cooperação para o Distrito Industrial da região - Foto: Danielle/ Plox

 

Na oportunidade, também foi lançado o Laboratório de Biologia Molecular, que possibilitará o resultado de exames em até uma hora, tendo em vista que atualmente,  segundo o prefeito, o paciente tem que esperar em média 30 dias.

"Esse laboratório muda para nós, também, a história do combate da covid-19, tendo em vista que terá o exame rápido", completou o prefeito.

 

Na ocasião, foi lançado o Laboratório de Biologia Molecular - Foto: Danielle/ Plox

 

PARQUE INDUSTRIAL

O Parque Industrial Vale do Aço, novo vetor de Desenvolvimento de Coronel Fabriciano, torna-se o maior empreendimento de negócios do Leste de Minas Gerais. São aproximadamente 240 lotes na primeira etapa, em uma área de mais de 1 milhão de m², com localização privilegiada e infraestrutura para abrigar empresas de médio e grande porte. O empreendimento está situado na divisa de Coronel Fabriciano e Timóteo, às margens da BR 381, próximo às grandes siderúrgicas (Usiminas e Aperam) e tem acesso à estrada de Ferro Vitória-Minas (EFMV).

 

Assinatura do termo de cooperação para o Distrito Industrial da região - Foto: Danielle Soares

 

Em Timóteo

Cumprindo agendas de trabalho no Vale do Aço, o governador Romeu Zema participou na tarde desta quinta-feira (29) de duas solenidades em Timóteo, Minas Gerais. Às 14h30 foi realizada a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS), na rua Polônia, no bairro Ana Rita. Já às 17h, houve a entrega de títulos de regularização fundiária urbana, no auditório da prefeitura. 

A construção da UBS foi iniciada em 2014 por meio de convênio com o governo do Estado, no valor de R$1,3 milhões, mas foi interrompida pelo menos 3 vezes nesses sete anos e, retomada em 2020 pelo Executivo Municipal.

 

Governador participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Perdigão, no Ana Rita. (Foto: Divulgação / PMT)

 

Já na segunda agenda, foram beneficiadas 82 pessoas no Novo Tempo e sete no bairro Bela Vista. "Graças a Deus com muita determinação, muita ousadia e muita coragem começamos a trabalhar a questão fundiária de forma diferente. [...] Nós assumimos esse compromisso junto à comunidade", destacou o prefeito Douglas Willkys.

 

Entrega dos títulos de regularização fundiária; (Foto: Danielle Soares / PLOX)

 

O governador destacou a importância da regularização das moradias das famílias, o que proporciona, segundo ele, mais dignidade a todas elas. “Nós estamos, através desse ato aqui, dando dignidade a dezenas de famílias que, depois de esperaram talvez décadas, passaram a ter aqui a sua escritura definitiva da sua residência”, disse Romeu Zema.

Em Ipatinga

Pela manhã desta quinta, o governador esteve em Ipatinga, cidade vizinha, para acompanhar a vacinação contra a covid-19, na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Panorama. Ele também esteve no auditório da FIEMG para a apresentação de ações do Governo do Estado para o desenvolvimento integrado da região do Vale do Aço e se reuniu com prefeitos da microrregião.

Foto: Marcelo Augusto/ Plox

 

Na oportunidade, Gustavo Nunes, prefeito da cidade, ressaltou a importância do programa estadual para a simplificação de processos e incentivo a investimentos. “Isso significa mais combustível para o crescimento econômico de nossa região. Estamos caminhando em vários sentidos, dando passos gigantes para facilitar a vida dos empreendedores e do cidadão, de um modo geral”, observou. 

 

Foto: Marcelo Augusto/ Plox

 

Além de Ipatinga, Timóteo e Jaguaraçu também assinaram o decreto municipal de liberdade econômica. Ao todo, 68 cidades já publicaram decreto próprio. Outras 54 estão em processo de elaboração. Segundo o governo estadual, na gestão atual, são mais de R$ 129 bilhões atraídos de empresas privadas que seguem investindo no estado. Isso garante a geração de mais de 60 mil empregos diretos.

Destaques