educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Alunos da rede municipal de Ipatinga participam da 5ª Semana de Ciências para Pequenos

    Por Plox

    29/11/2019 19h27 - Atualizado há mais de 4 anos

    Mais de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I participaram, de 26 a 29 de novembro, da “5ª Semana de Ciências para Pequenos” realizada no Parque da Ciência, no Parque Ipanema. Após três anos, a atividade voltou a ser inserida na programação da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga. Neste ano, foi abordado o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

    alunos Foto: Divulgação

    Com atividades relacionadas ao assunto, as crianças participaram das oficinas de plantio de mudas, jogos interativos sobre o meio ambiente e extração de pigmentos. O objetivo da Semana de Ciências é conscientizar o aluno sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. “Os pequenos são mais abertos a essa consciência de preservação, e nada melhor que iniciar isso na educação primária”, considera Graziella Matos, gerente do Parque da Ciência.

    Atividades

    Uma das atividades desenvolvidas com os estudantes foi a oficina de plantio de mudas. Com ouvidos e olhos atentos às explicações, Maria Eduarda e Rebeca mostraram que realmente aprenderam o que foi ensinado. “Primeiro a gente colocou a pedra, areia e, depois, a terra. Agora vamos levar para casa e cuidar, colocando água e deixando no sol”, disseram as meninas.

    Riler Scarpati, coordenador do Parque da Ciência, explica que o tema escolhido é fruto de avaliações feitas ao longo do ano, além de pedidos das próprias escolas para que a Semana de Ciências abordasse assuntos sobre o meio ambiente.

    “Temos observado uma curiosidade muito grande frente às diversas atividades que vêm sendo desenvolvidas, porque muitas delas consistem em ‘colocar a mão na massa’, e essa interação com o objeto acaba despertando o interesse do aluno. Além disso, eles conseguem construir conceitos ligados ao tema de meio ambiente e sustentabilidade que depois são muito importantes para a vida futura deles”, conclui Riler.

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]