Morre Pelé, um dos maiores futebolistas de todos os tempos, aos 82 anos

Pelé travava uma luta contra o câncer a mais de um ano. Nos gramados, sua forma de jogar revolucionou o futebol

Por Plox

29/12/2022 16h03 - Atualizado há mais de 1 ano

Conhecido como o rei do futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), depois de ficar mais de um mês internado por um tratamento de câncer. O ex-atleta fez história no futebol brasileiro e mundial e foi peça fundamental na conquista de três copas do mundo.

A princípio, Pelé será velado durante um dia e meio no gramado da Vila Belmiro, em Santos, São Paulo. Segundo os detalhes, o velório será aberto ao público, mas não se sabe se será durante todo o tempo. Já o enterro ocorrerá no Memorial Necrópole Ecumênica, também Santos, apenas para familiares e amigos. 

Veja ao vivo:

 

Pelé foi diagnosticado com câncer de intestino em 2021, no final do mesmo ano ele passou por uma série de internações, sessões de quimioterapia e até uma cirurgia. Já em janeiro deste ano, os exames apontaram que o tumor se espalhou pelo seu corpo, atingindo o intestino, pulmão e o fígado.

No início do mês de dezembro, a Folha de S.Paulo divulgou que o ex-futebolista não respondia mais ao tratamento de quimioterapia e estava recebendo tratamentos paliativos. 

O uso de terapias paliativas significa que a quimioterapia foi suspensa e que o foco dos médicos agora é aliviar sintomas como dores e falta de ar, aumentando o conforto do paciente.


 

Rei mudou a história do Santos e da Seleção Brasileira. Foto: Agência Brasil.

Pelé passaria o Natal internado

Na última quarta-feira (21), Pelé apresentou um quadro de piora e através de um boletim médico, o hospital havia informado que o craque passaria o natal no hospital aos cuidados de médicos e profissionais de saúde.

"Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica", dizia o boletim médico.

Ex-jogador apresentou um quadro de piora nos últimos dias. Foto: CNN/Reprodução.

Pelé deixa seis filhos, sendo eles: Kelly, Edinho, Jennifer, e os gêmeos Joshua e Celeste, e Flávia Christina. O Rei também é pai de Sandra Machado, filha que só foi legitimada por uma ação na justiça.

Pelé junto de seus filhos. Foto: Instagram/Reprodução.


 

Destaques