Repórter da Globo faz carta comovente a filho após ampliação de teste do pezinho

Jornalista Larissa Carvalho é mãe de uma criança que desenvolveu doença rara por não ter tido acesso ao exame ampliado

Por Plox

30/04/2021 12h40 - Atualizado há 9 dias

A aprovação da ampliação do teste do pezinho no SUS pelo Senado, nesta quinta-feira (29), foi comemorada com um relato emocionado repórter da TV Globo Larissa Carvalho. A profissional é mãe do garoto Theo, que nasceu com Acidúria Glutárica, uma doença genética na qual o organismo não consegue absorver as proteínas ingeridas. Se a criança tivesse tido acesso ao teste já ampliado, como foi aprovado nesta quinta-feira, o destino do pequeno poderia ser diferente.

Em publicação feita pelo Instagram, a jornalista faz um desabafo. "Théo, meu filho. Meu amor. Hoje você mudou uma história muito errada que acontecia há anos e anos neste nosso Brasil. O Teste do Pezinho do SUS, tão pobre até aqui, tão ineficiente, que tirou de você e de tantas crianças seus direitos mais preciosos de menino - de correr, cantar, pular... não vai fazer mais isso com ninguém".

Théo não teve acesso ao diagnóstico da doença com o teste do pezinho feito na época do seu nascimento  Foto: Reprodução Instagram
Théo não teve acesso ao diagnóstico da doença com o teste do pezinho feito na época do seu nascimentoFoto: Reprodução Instagram

 

O filho de Larissa, como ela mesma citou na publicação, ficou com deficiência motora em consequência da patologia. É que a Acidúria Glutárica, faz com que os neurônios vão morrendo aos poucos, causando sequelas irreversíveis, como problemas motores e cegueira. 

Na sequência da publicação, a mãe de Théo comemora a aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.043/2020.  "O Teste tá melhor a partir de hoje: aprovaram lá em Brasília, um lugar lindo aonde ainda vamos juntos. Agora, o teste vai descobrir mais doenças, e quando uma 'Larissa' tiver por aí um lindo 'Théo' como você, ela vai saber como cuidar do seu bebê, com a comidinha e os remédios certos desde os primeiros dias de vida', continua a jornalista.

Veja o relato completo:

'Carta ao Théo

Théo, meu filho. Meu amor. Hoje você mudou uma história muito errada que acontecia há anos e anos neste nosso Brasil. O Teste do Pezinho do SUS, tão pobre até aqui, tão ineficiente, que tirou de você e de tantas crianças seus direitos mais preciosos de menino - de correr, cantar, pular... não vai fazer mais isso com ninguém. O Teste tá melhor a partir de hoje: aprovaram lá em Brasília, um lugar lindo aonde ainda vamos juntos. Agora, o teste vai descobrir mais doenças, e quando uma 'Larissa' tiver por aí um lindo 'Théo' como você, ela vai saber como cuidar do seu bb, com a comidinha e os remédios certos desde os primeiros dias de vida. A mamãe te pede eternamente perdão por cada vez que te coloquei no meu peito, te amamentei... por cada papinha que te dei com ovo, carne, feijão que mataram seus neurônios, silenciosamente, nos traindo. Eu não sabia, meu amor. Não tinha como eu saber. Mas me jurei (nos juramos, lembra?) que a gente não ia aceitar isso acontecer com mais nenhuma família. A gente decidiu juntos, nos olhando naquela madrugada, que íamos mudar esse teste, íamos fazer ele ficar melhor. E hoje, a nossa história que fez tanta gente chorar, que repetimos tantas vezes na tv, nos palcos... encontrou de vez seu sentido.

A sua vida não muda mais. Você não senta, não anda, não fala. Mas sorri como ninguém. Saiba: seremos felizes, juntos, pra sempre, do jeito que você é. Com esse sorriso cheio de paz nessa sua carinha de anjo.
Você, filho, hoje entendo, veio mesmo pra salvar milhares e milhares de Théos todos os anos no Brasil.

Obrigada por me escolher nessa jornada. Você tinha mesmo que ser MEU.

Te dedicamos
@vidasraras , pela luta incansável.

Obrigada, enormemente, deputados e senadores por cada SIM.

Larissa."

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/reporter-da-globo-faz-carta-comovente-a-filho-apos-ampliacao-de-teste-do-pezinho-1.2478973
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021