Mineiro: FMF confirma estreia de Ipatinga contra Atlético no próximo sábado (4)

A previsão é que o Ipatingão receba um grande público em partida entre Tigre e Galo

Por Plox

31/01/2023 18h00 - Atualizado há mais de 1 ano

O Ipatinga finalmente estreará no Módulo I do Campeonato Mineiro. O primeiro jogo oficial do Tigre na temporada será no próximo sábado (4), contra no Atlético, às 19h no Ipatingão. O jogo será válido pela 3ª rodada do Estadual.

Último jogo entre Ipatinga e Atlético no Ipatingão foi em 2011, em partida válida pelo Módulo I. Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

O quadricolor está no Grupo C, juntamente com o Cruzeiro e Democrata-GV que somam quatro pontos nas duas partidas disputadas e o Tombense que ainda não somou pontos no campeonato.

Já o Galo vem embalado no torneio e já soma seis pontos. O time de Belo Horizonte lidera o Grupo A. O alvinegro venceu a Caldense em sua estreia por 2 a 1 e ganhou do Tombense na última rodada pelo mesmo placar.

Ipatinga ficou uma década sem jogar a elite do futebol mineiro. Foto: FMF/Divulgação.

 

Alívio para os torcedores

Os torcedores do Ipatinga viveram momentos de tensão e apreensão nos últimos dias. O time da cidade é acusado pelo Betim de ter falsificado o registro de quatro atletas que disputaram o Campeonato Mineiro do Módulo II do ano passado.

O nervosismo e a preocupação dos ipatinguenses aumentaram devido a ansiedade de ver o time jogar novamente na elite do futebol mineiro após uma década nas divisões inferiores.

Apesar de não jogar o clássico local contra o Democrata e nem enfrentar o Cruzeiro, a tabela do Módulo I foi generosa com o quadricolor, visto que o Ipatinga jogará em seu domínio contra dois times da capital. Além do Galo, o Tigre pega o América no Ipatingão.

Julgamento e punições

No dia 16 de janeiro, o Tribunal de Justiça Desportivas de Minas Gerais (TJD-MG), absolveu o Ipatinga Futebol Clube em mais um processo movido pelo Betim contra o clube do Vale do Aço. A sessão começou às 19h. Apesar da decisão, o clube foi punido em R$ 20 mil.

Já o presidente do Ipatinga Futebol Clube, Nicanor Pires, foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) por 540 dias, ou seja, 1 ano e meio, além de multa de R$ 10 mil, devido irregularidades envolvendo os atletas que disputaram o Módulo II pelo clube 

Na oportunidade, também foi votado uma possível suspensão do Ipatinga Futebol Clube, mas o fato não aconteceu, tendo em vista que, conforme o julgamento, o Ipatinga apresentou todas as documentações para jogar, mas a carteira de trabalho apresentada nunca existiu.

Diante dos fatos, foi notada a assinatura do presidente Nicanor Pires em todas essas irregularidades, ou seja, conforme o levantamento, o principal responsável pelas irregularidades é o presidente e não o clube como pedia o Betim Futebol Clube.  

No entanto, o Betim entrou com recurso junto ao Supremo Tribunal De Justiça Desportiva (STJD). Inicialmente, a última instância suspendeu o início do Módulo I, posteriormente, liberou o início do torneio, mas suspendeu os jogos do Ipatinga.

Nesta terça-feira (31), o STJD julgou o caso e decidiu que vai permitir que a equipe do Vale do Aço dispute o Campeonato Mineiro do Módulo I. Por 6x3, os auditores decidiram por absolver o clube e seus dirigentes, retirando a suspensão do presidente Nicanor Pires em 540 dias.

Elenco do Ipatinga

No dia 17 de janeiro, o Ipatinga apresentou o seu novo uniforme em evento no Hotel San Diego, no Horto, em Ipatinga. Na oportunidade, foi apresentado também os atletas que estarão a disposição do técnico Waguinho para a disputa do Módulo I. Ao todo são 33 atletas que compõe o elenco quadricolor.

Elenco do Tigre conta com alguns jogadores remanescentes da temporada passada. Foto: Marcelo Augusto/Plox.

 

Goleiros: Gabriel, Marlon, Paulo Cesar e Roger Kath.

Zagueiros: Fernando, Jean, Izael, Luanderson Plácido, Mailson e Paulo Falles.

Laterais: Bruno Santos, Carlos Daniel, Guilherme Choco e Pedrinho.

Volantes: Abner, Diego Gomes, Giovane, Luanderson e Netinho.

Meias: Chiquinho, Nadson, Gil Paraíba, Klysman, Luquinha.

Atacantes: Alan Barros, Alyson Mota, Danilo Mariotto, David José, Leandro Albino, Leozinho, Márcio Júnior, Matheus Índio, Rafael Grampola e Wilson.

Destaques