Saiba em quais cidades estão os ganhadores da Mega da Virada
Apostas de João Pessoa, Ponta Porã, Franco da Rocha e canais digitais da Caixa vão receber R$ 181,8 milhões cada após sorteio adiado para a manhã desta quinta-feira (1º/1)
O governo de Minas Gerais anunciou a distribuição de 405 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue, com o objetivo de reforçar o combate à doença e agilizar a detecção de novos casos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que a entrega dos testes ocorrerá nos “próximos dias”, mas não especificou uma data exata.

Minas Gerais já registra 12.485 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 3.810 confirmações e seis óbitos ainda em investigação. Além disso, duas mortes já foram oficialmente confirmadas. Os dados acendem um alerta para a gravidade da doença no estado, que no ano passado contabilizou 1,7 milhão de casos prováveis e 1.121 mortes.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, destacou a importância da testagem para um tratamento eficaz. "Tão logo o paciente chegue à unidade de saúde com os sintomas característicos da doença, ele deve ser acolhido e realizar a detecção por meio do teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o manejo clínico será imediatamente iniciado, evitando assim casos graves e óbitos", explicou em nota oficial.
O governo também ressaltou que a conduta terapêutica será baseada no quadro clínico do paciente, nos resultados de exames laboratoriais — como o hemograma com contagem de plaquetas — e na situação epidemiológica da região.
A distribuição dos testes será discutida na reunião de fevereiro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG), que reúne a SES-MG e secretários municipais de saúde. Assim que o acordo for firmado, os testes serão encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URS) para posterior repasse aos municípios.
Diante do alto número de casos já registrados, o governo estadual reforça a importância da testagem rápida e do tratamento precoce para evitar o agravamento da doença e reduzir o número de mortes.