Brasil

atitude

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Unileste entrega cadeiras de rodas adaptadas a pacientes

    Entregas, que iniciaram na segunda-feira (28), se estendem até amanhã, 1º de abril

    Por Plox

    31/03/2022 16h37 - Atualizado há quase 2 anos

    O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, localizado no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), proporciona mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência física das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga, com a entrega de 160 equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho. As entregas, que iniciaram na segunda-feira (28), se estendem até amanhã, 1º de abril, em Ipatinga.

    Antes da fabricação dos equipamentos, os pacientes passaram por um diagnóstico o qual foi avaliado o tipo de cadeira mais adequada, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos, entre outros. “É muito importante que o meio auxiliar de locomoção atenda as particularidades funcionais e terapêuticas de cada paciente. O equipamento sob medida, adaptado, além de viabilizar a locomoção do indivíduo, proporciona mais autonomia, inclusão e melhora a qualidade de vida do cadeirante”, destaca o enfermeiro e coordenador do CER II, Diogo Emerick.

    Foto: Divulgação

     

    A entrega emocionou Magda Sueli Coelho Garonci, mãe da paciente Thaynara Micaelly C. C. Garonci, que é acompanhada pelo CER II desde 2009. “A cadeira de rodas, feita especialmente para Thaynara, vai dar a ela um conforto maior para alimentação e deslocamento, além de auxiliá-la também na correção da postura. Antes, a alimentação dela era um momento de preocupação, pois a cadeira que ela usava não era adaptada e isso a fazia escorregar durante a refeição, causando engasgos. Com a cadeira de rodas adaptada com a mesa de atividades vai ficar tudo mais prático e adequado”, observa Magda.  

    Já pacientes com patologias físicas severas como tetraplegia, doença neuromotora, distrofia muscular, miopatias congênitas, entre outras, são indicados ao uso da cadeira de rodas motorizada. Para a indicação, o paciente é submetido a uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar composta por neurologista, ortopedista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. 

    “Na entrega das cadeiras motorizadas orientamos pacientes e seus familiares sobre o uso, manutenção e operação do equipamento, que é feita por meio de um controle – chamado “joystick”. Esse mecanismo possibilita deslocamentos de longa distância, com mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa”, relata Emerick.

    Serviços  

    Alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Serviço Único de Saúde (SUS) e suas Diretrizes, o CER II atende gratuitamente pacientes com deficiências físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de mais de 80 municípios da região leste de Minas Gerais. 

    Foto: Divulgação

     

    Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem e social; fisioterapia; fonoaudiologia; pedagogia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida. 

    Para iniciar um tratamento no Centro os interessados precisam ter em mãos o Encaminhamento ou Tratamento Fora de Domicílio – TFD emitido pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar cópias de documentos de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência e entregar no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente para autorização e início do tratamento.  

    O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]