Rádio Globo São Paulo encerra atividades

Por Plox

31/05/2020 11h47 - Atualizado há quase 4 anos

Após 68 anos de transmissões, está saindo do ar neste domingo e encerrando suas atividades em São Paulo a Rádio Globo. Uma "live" com nomes que passaram pela emissora foi marcada como uma “despedida”.  A iniciativa foi do jornalista Anderson Cheni, que também atuou como repórter na emissora.
 
O padre Marcelo Rossi e o locutor Ely Corrêa confirmaram presença.
 
Em comunicado, a Rede Globo tenta minimizar o fechamento e a perda de mais um espaço na comunicação no Brasil. A empresa afirma que preferiu dar atenção somente à emissora, com mesmo nome, que ainda funciona no Rio de Janeiro.
 
“Depois de 68 anos, a rádio Globo de São Paulo encerrará suas transmissões. Para seguir avançando, a Rádio Globo entende que é fundamental fortalecer a sua grade local e apoiar a vibração da cultura carioca para a evolução do atual modelo de negócios”, diz um trecho do comunicado.
 
Com anúncios frequentes de demissões e redução de salários de nomes consagrados da emissora, a Rede Globo vem diminuindo o seu poderio nas comunicações. A crise, também caracterizada pelas demissões, já vem ocorrendo mesmo antes da pandemia de coronavírus. 
 
Nesse período, a emissora tem  melhorado a sua audiência. O “Jornal Nacional” chegou a experimentar números de ibope que relembram os tempos áureos da emissora. A TV tem dedicado a maior parte de sua programação aos assuntos ligados à doença. 
 
Acusações de jornalismo tendencioso e imoralidades desvalorizam a marca
 
Nas redes sociais, a Rede Globo é constante alvo de acusações e apontada como canal de comunicação que age de forma tendenciosa, não jornalística. O grande embate ocorre com o presidente Jair Bolsonaro que, por reiteradas vezes, acusa a emissora de se fingir um canal sério para “enganar a população”.  
 
Grande parte dos internautas também acusa a emissora de “propagar comportamento imoral e promiscuidades”, principalmente nas novelas, que já foram apontadas como um vício de muitos brasileiros, nos tempos em que a emissora tinha quase a totalidade da audiencia nacional.

Destaques