Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Unileste oferece, de graça, serviços para pacientes com sequelas da covid no Vale do Aço

    Podem ser atendidos pessoas que tiveram movimentos, capacidades do corpo e saúde mental afetadas pela doença; saiba como se inscrever

    Por Plox

    31/08/2021 14h23 - Atualizado há 17 dias

    Pessoas acometidas com a Covid-19, recuperadas de quadros graves ou não, que evoluíram com limitações físicas, cognitivas ou psíquicas, podem se cadastrar no “Projeto de Atendimento Pós-Covid” do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste). São ofertados atendimentos gratuitos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Os agendamentos podem ser realizados por meio de preenchimento de formulário disponível no site: unileste.catolica.edu.br.   

    Foto: Divulgação

     

    Com atendimentos individualizados, estudantes dos últimos períodos, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, supervisionados por professores qualificados, vão triar e auxiliar os pacientes pós-Covid no processo de recuperação para proporcioná-los melhor bem-estar físico, social e emocional. Além disso, a iniciativa proporciona aos discentes, oportunidades de aprendizagem, de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional. 

    Veja o vídeo:

      

    Para a coordenadora do projeto de extensão doutora Carla de Aredes Brum Ribeiro, o atendimento multiprofissional com equipe integrada, dentro da capacidade e limites de cada paciente, evita a fragmentação do tratamento. “Até um ano após a alta hospitalar por Covid-19, as pessoas sofrem com algum tipo de sequela, por isso o início precoce do tratamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes”, explica.   

    Foto: Divulgação

     

    Ambulatório de Enfermagem   

    Inicialmente o paciente passa por um estudante de enfermagem, no campus de Ipatinga, que traça todo o seu planejamento terapêutico, que pode exigir mais de uma especialidade, acompanhando-o ao mesmo tempo. O atendimento inclui consulta clínica e exame físico céfalo-podal, para levantar informações sobre hábitos de vida, dados vitais e antropométricos, entre outros, de cada paciente.  

    Clínica de Fisioterapia  

    A Clínica de Fisioterapia Unileste localizada em Ipatinga, vai ofertar um tratamento fisioterapêutico elaborado para cada paciente, visto que o coronavírus se comporta de uma forma diferente em cada organismo. Os atendimentos irão restabelecer a funcionalidade do paciente visando o retorno da sua independência nas atividades básicas do dia a dia, por meio de exercícios de fortalecimento tanto da musculatura respiratória, como periférica, entre outras atividades.  

    Acompanhamento Psicológico  

    Já o apoio psicológico será realizado no campus de Coronel Fabriciano e contará com oficinas temáticas que tratam das limitações e prejuízos à saúde mental e física, econômicos e sociais da pandemia, visando acolhimento e orientação das pessoas afetadas pela pandemia. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]