Ipatinga

mundo

Cientistas descobrem espécie de cobra a partir de post no Instagram

Pesquisadores indianos encontraram a foto na rede social de um estudante universitário que registrava animais silvestres

31/12/2021 12h28 - Atualizado há 5 meses

Um grupo de cientistas indianos descobriu uma nova espécie de cobra após ver o animal em uma publicação no Instagram. A foto foi postada pelo universitário Virendar Bhardwaj, que decidiu registrar os animais silvestres que habitavam próximo à residência onde mora, na região de Churah Valley.

A publicação feita em 5 de junho de 2020 chegou ao pesquisador Zeeshan Mirza do Centro Nacional de Ciências Biológicas, em Bangalore, na Índia. Instantaneamente, o pesquisador notou que aquela cobra era diferente de todas que ele conhecia.

Foto tirada por estudante ajuda cientistas e identificar uma nova espécie de cobra

O animal pertence ao grupo das cobras Kukri, mas possuía traços diferentes das comuns Oligodon arnensis. Para estudar a espécie, Mirza e Bhardwaj precisaram procurar exaustivamente o animal para realizar o estudo.

A pandemia de Covid-19, entretanto, fez com que a pesquisa sobre a cobra encontrada por Bhardwaj demorassem mais do que o normal, já que laboratórios e institutos de biologia estavam fechados devido às medidas restritivas do país.

Após meses de espera, a equipe de Mirza pode realizar testes com a cobra para determinar qual era a espécie. Foram analisados livros e exames de tomografia para entender a morfologia do animal.

De acordo com o site Good News Network, as pesquisas feitas por Mirza e outros cientistas apontam que a espécie, batizada de Oligodon churahensis em homenagem ao local no qual foi encontrada, era de fato desconhecida.

“É muito interessante ver como uma imagem no Instagram culminou à descoberta de uma cobra tão bonita que, até recentemente, permanecia escondida para o mundo”, destaca Mirza.

Ainda segundo o pesquisador, a região onde a cobra foi encontrada é “pouco explorada, especialmente em termos de diversidade herpetológica”, ou seja, a qual grupo pertence determinados anfíbios.

Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/cientistas-descobrem-especie-de-cobra-a-partir-de-post-no-instagram-31122021